Confeitaria

Como fazer ganache de chocolate branco

Como fazer ganache de chocolate branco

A cobertura denominada ganache é muito utilizada no âmbito da confeitaria para decorar todo o tipo de sobremesas, desde bolos até bolachas e cupcakes. Trata-se de uma mistura de origem francesa, ganache, cuja receita original se compõe de creme de leite e chocolate em partes iguais. Elaborá-la em casa é realmente simples e, se quisermos, poderemos realizar algumas modificações para preparar coberturas de sabores diferentes. Como, por exemplo, substituir o chocolate pelo chocolate branco, o que dará um toque mais suave ao nosso bolo. Não perca esta receita do umCOMO e descubra como fazer ganache de chocolate branco, também conhecida como ganache branco e receitas de cupcakes fáceis que são o complemento perfeito.

Também lhe pode interessar: Como fazer ganache de chocolate

Índice

  1. Receita de ganache branco
  2. Cupcake simples e fácil com ganache branco
  3. Como fazer cupcakes recheados

Receita de ganache branco

A receita de ganache de chocolate branco é considerada fácil, com um tempo de preparo, quando bem executado, que pode variar de 15 a 30 minutos. A receita de ganache de chocolate branco passo a passo você confere a seguir:

Ingredientes para fazer ganache branco

  • 200g de chocolate branco;
  • 200 ml de creme de leite fresco;
  • 60 g de manteiga (opcional);
  • Licor à gosto e raspas de laranja (opcional).

Obs.: Para preparar quantidades maiores do ganache de chocolate branco para cobertura, basta usar o creme de leite e chocolate branco sempre nas mesmas proporções.

Como fazer ganache branco

  1. Antes de começar a preparar o ganache de chocolate branco você deverá picar a barra de chocolate. Não é necessário triturá-lo, você pode partir seguindo as linhas das barras, assim ficarão todos os pedaços iguais.
  2. Agora insira o creme de leite e o chocolate branco picado em um recipiente de vidro ou caçarola média e esquente em banho-maria. É muito importante não deixar ferver e mexer o tempo todo a mistura com uma espátula ou colher para que a receita de ganache branco funcione;
  3. Uma vez misturados os ingredientes, você verá que o resultado é similar ao chocolate derretido.
  4. Opcional: se quiser, você pode acrescentar 60 gramas de manteiga para dar um toque de brilho ao seu ganache de chocolate branco. Outra opção é aromatizá-lo com um licor do seu gosto ou raspas de laranja.
  5. Deixe o ganache branco esfriar um pouco, cubra o recipiente com papel filme e coloque na geladeira.
  6. Dependendo do uso que quiser dar ao seu ganache de chocolate branco você deverá deixá-lo mais ou menos tempo na geladeira.
  7. Se o que você quer é cobrir um bolo com a cobertura de ganache branco, deixe-o o tempo exato para que esfrie, mas sem que chegue a engrossar, aproximadamente 30 minutos. Mas, se quiser utilizá-lo em modo de frosting deverá deixá-lo duas horas.
  8. Se for usar a cobertura de ganache de chocolate branco como se fosse frosting, passadas as duas horas retire-o da geladeira. Pegue nas varetas elétricas ou batedeira (de preferência as varetas) e bata o ganache até adquirir a consistência adequada. O procedimento é o mesmo que o utilizado para bater o creme de leite, bater até que a mistura se torne espessa até ao ponto de girar o recipiente e o conteúdo não cair.
  9. E pronto! Você já tem o seu ganache de chocolate branco pronto para decorar suas sobremesas preferidas. Como você vê, o resultado é uma cobertura deliciosa e muito suave, perfeita para todos aqueles que fogem do frosting pela grande quantidade de açúcar glacê que requer. Não perca nossa receita de cupcake de chocolate, ideal para esta cobertura de chocolate branco.

Leitura complementar: Como derreter chocholate

Sugerimos outras receitas que combinam muito bem com o ganache branco para cobertura aqui embaixo.

Como fazer ganache de chocolate branco - Receita de ganache branco
Imagem: (3)saborgourmet.com

Cupcake simples e fácil com ganache branco

A receita de cupcake simples é perfeita para usar com qualquer ganache, mas neste caso, por questões óbvios, sugerimos a cobertura de ganache de chocolate branco:

Ingredientes para receita de cupcake simples

  • 250 gr de açúcar
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento
  • 250 ml de óleo de girassol
  • 5 ou 6 ovos
  • 1/2 barra de chocolate branco (ou escuro, se preferir) derretido misturado com pouca manteiga;
  • 1 receita de ganache branco (cobertura)

Como fazer massa de cupcake simples

  1. Em um recipiente grande junte os ovos com o açúcar e bata por 5 minutos mais ou menos.
  2. Em seguida, incorpore o óleo aos poucos, misturando tudo.
  3. Junte a farinha e o fermento e misture tudo muito bem.
  4. Incorpore o chocolate derretido à massa.
  5. Em seguida preenchemos os moldes dos cupcakes.
  6. Pegue nos moldes e os respetivos papéis. Verta a massa achocolatada para dentro do saco de pasteleiro e comece a encher até 1/3 cada um (lembre-se que crescerão).
  7. Leve ao forno em fogo forte (uns 250ºC) até que subam.
  8. Uma vez em cima, abra o forno e continue a cozinhá-los durante mais 10 minutos.
  9. Quando os cupcakes estiverem prontos, decore com a cobertura de ganache de chocolate branco.
Como fazer ganache de chocolate branco - Cupcake simples e fácil com ganache branco

Como fazer cupcakes recheados

Outra opção é usar o ganache de chocolate branco como o recheio do cupcake. Ensinamos agora como fazer cupcakes recheados de ganache branco:

Ingredientes para receita de cupcake recheado

  • 200 ml de leite
  • 300 gramas de farinha fermentada
  • 200 gramas de açúcar
  • 3 ovos
  • 100 gramas de manteiga
  • 3 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 receita de ganache branco

Receita de cupcakes recheados

  1. O primeiro passo para fazer cupcakes recheados é cortar a manteiga em pedacinhos e colocar em um recipiente;
  2. Adicionamos um pouco de açúcar e com um garfo amassamos e mexemos; se a manteiga estiver muito dura, o melhor é colocá-la no micro-ondas por 30 segundos para que derreta.
  3. Quando estiver pronta deveremos acrescentar o resto do açúcar e misturá-lo bem com a ajuda de um batedor de claras.
  4. A seguir, deveremos acrescentar os ovos e bater bem a mistura para que fique uma massa homogênea e compacta.
  5. Depois adicionamos a essência de baunilha e continuamos misturando bem; sem deixar de bater, deveremos acrescentar, pouco a pouco, a farinha e continuar batendo para que tudo se integre perfeitamente.
  6. Agora temos de verter o leite neste recipiente e bater durante uns 30 segundos para ter pronta a massa dos nossos cupcakes recheados;
  7. Com a ajuda de uma manga de confeitar ou de uma colher, deveremos colocar a massa dos cupcakes nas formas; coloque apenas metade da massa dos cupcakes para poder colocar o recheio.
  8. Quando tiver todas as formas com a metade da massa, pegue uma colher de chá do ganache de chocolate branco e coloque no centro de cada forma. É claro que você também pode usar outros recheios (geleias, doce de leite, brigadeiro...).
  9. Por último, deveremos pegar outra vez a massa dos nossos cupcakes e cobrir o recheio com um pouco mais desta massa; você deve ter o cuidado de preencher a forma no máximo até a metade, pois com o cozimento a massa vai crescer e pode transbordar.
  10. Insira os cupcakes recheados no forno a 160ºC por cima e por baixo e deixe assar durante uns 30 minutos; vá conferindo se a massa vai dourando por cima e, quando isto ocorrer, você já poderá retirá-los e deixar esfriar.
  11. E na hora de decorar os cupcakes, você pode se inspirar com as dicas do artigo do umCOMO sobre como decorar cupcakes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ganache de chocolate branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Shirley
Olá, queria saber em gramas a quantidade do chocolate derretido da receita do cupcake facil. Pq as barras foram diminuindo e hj tem 90 gs. Agradeço.
Eleny Souza Maciel
Posso usar essa cobertura em dias quentes? As flores não perdem a definição?
Iris
Sara, adorei inclusive a apresentação nesse confeito com a flor. Nesse vc usou manteiga (devido ao brilho)? E a embalagem é comestível ou papel? Amei.
Editor umComo.com.br
Oi Iris! Não usei manteiga para fazer o Ganache, deve ser da luz mesmo! rs A embalagem é normal, de papel, mas as embalagens comestíveis são super legais também!
Lucia Helena Silva de Souza
É a primeira vez que vou fazer ganache para cobrir um bolo de cobertura de pasta americana,, e achei a receita fácil. Posso usá-la para esse fim, é um bolo redondo de 3 andares. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucia! Se gostar, pode sim. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Iolanda Lourdes Scheid
Adorei. É muito útil e, com certeza gostoso.menos doce.Obrigada pela oportunidade.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Iolanda! Que bom saber que a receita foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
Imagem: (3)saborgourmet.com
1 de 3
Como fazer ganache de chocolate branco