Caramelizar as cebolas

Como fazer cebola caramelizada

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer cebola caramelizada

Quer usar cebola caramelizada em algum de seus pratos? A verdade é que ainda que a sua preparação seja um pouco entediante, o resultado é tão delicioso que ninguém poderá resistir. Assim, caramelizar a cebola requer tempo e paciência, mas temos certeza que com os passos deste artigo de umComo será muito simples cozinhar. Desta forma, espere mais e consulte esta receita sobre como fazer cebola caramelizada.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade média

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer berinjelas grelhadas

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para preparar cebola caramelizada deverá ser descascar e cortar as cebolas na forma que preferir: em aros ou rodelas, em cubos ou tiras, etc. Para isso, deverá usar uma faca sem serra e bem afiada para que o corte seja mais limpo e simples de fazer. Uma vez que tenha a cebola cortada, coloque sal a gosto.

Como fazer cebola caramelizada - Passo 1
2

A seguir, deverá colocar azeite de oliva em uma frigideira -não poupe com a quantidade, mas também não inunde a frigideira- e coloque no fogo para esquentar. Assim que notar que esquentou o suficiente e sem que o azeite chegue a fumegar, poderá baixar o fogo para o mínimo e jogar a cebola cortada.

Como fazer cebola caramelizada - Passo 2
3

Com a ajuda de uma colher ou espátula de madeira, mexa bem a cebola para se certificar de que fica toda bem impregnada de azeite e murche corretamente, ao mesmo tempo que evitaremos assim que se queime. Lembre-se que caramelizar a cebola é um processo longo que pode inclusive chegar a durar uma hora, por isso deverá ter paciência para conseguir um bom resultado. Além disso, verá como a quantidade de cebola irá minguando e o resultado será uma quantidade muito menor ao peso que tinha quando era crua.

Como fazer cebola caramelizada - Passo 3
4

Também é importante referir que há quem use alguns truques para acelerar o processo de caramelizar a cebola. Um deles consiste em adicionar uma colhe de sobremesa de bicarbonato de sódio sobre a cebola da frigideira de maneira que assim soltará mais rapidamente os açúcares que o próprio vegetal contém e que serão os que a caramelizarão.

Como fazer cebola caramelizada - Passo 4
5

Do mesmo modo, se à medida que a cebola vai murchando, vê que a cebola absorveu todo o azeite da frigideira, pode adicionar mais; ou se quiser um resultado menos gorduroso, também pode adicionar uma colher de sopa de água e mexer bem.

Verá como a cebola irá mudando de cor e adquirirá uma textura cremosa, onde o açúcar se misturará com o suco. Quanto ao tempo de cozimento, dependerá entre outros do tipo de cebola usada, por isso deverá controlar e prestar atenção até conseguir que a cebola esteja bem cozida e caramelizada.

Como fazer cebola caramelizada - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cebola caramelizada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Como fazer cebola caramelizada