Fazer caramelo

Como fazer caramelo

Como fazer caramelo
Imagem: saboresdochef.com

O caramelo líquido é um ingrediente muito comum na elaboração de sobremesas e doces que podemos encontrar facilmente no mercado, mas que será sempre bem mais saboroso se nós mesmos prepararmos em casa. Só precisamos de açúcar e um pouco de água, porém, vale destacar que é necessário prestar atenção para não deixar queimar ou endurecer. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você, passo a passo, como fazer caramelo.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • 2 panelas
  • Colher de pau
Também lhe pode interessar: Como fazer pastel de feira
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer para preparar seu caramelo líquido caseiro é colocar a água em uma panela e deixar ferver.

2

Em outra panela, se possível antiaderente, deve colocar o açúcar, e deixar cozinhar em fogo médio. Verá como pouco a pouco o açúcar vai derretendo e caramelizando.

3

Na hora que o açúcar estiver derretendo, mexa com uma colher de pau.

4

Deverá estar muito atento ao açúcar para que não torre mais do que o devido, já que então pegaria um tom muito escuro e um sabor totalmente amargo. Por isso, o ponto exato é quando tiver um tom dourado.

5

Nesse momento (e com muito cuidado para não se queimar pois poderá espirrar em você) deverá acrescentar uma colher de sopa de água da outra panela e ir mexendo.

6

A seguir, sem retirar a panela do fogo acrescente mais 11 colheres de sopa de água - para 200 gramas de açúcar- sem deixar de mexer para adquirir uma textura de caramelo.

7

Quando ambos os ingredientes estiverem bem integrados, poderá tirar a panela do fogo e deixar seu caramelo líquido caseiro esfriar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer caramelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Tenha muito cuidado ao acrescentar a água, já que o açúcar atinge temperaturas muito altas.
  • Você pode usar uma luva de cozinha para não se queimar.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
elisangela pires
receita e como fazer tarte de caramelo
Imagem: saboresdochef.com
Como fazer caramelo