Cozinhar a berinjela

Como fazer berinjelas grelhadas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer berinjelas grelhadas

A berinjela é uma das hortaliças mais versáteis com a qual podemos contar na cozinha, pois com ela é possível preparar inúmeras receitas cozinhando de formas muito diferentes. Mas se quiser aproveitar todas as suas propriedades da forma mais saudável, nada melhor do que preparar uma simples berinjela grelhada. Esta é uma opção perfeita em dietas para emagrecer e para saborear um prato pobre em calorias e cheio de nutrientes essenciais para o organismo. Preste atenção ao passo a passo deste artigo de umComo e descubra como fazer berinjelas grelhadas.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer berinjelas recheadas
Passos a seguir:
1

Esta receita de berinjelas grelhadas é muito simples de fazer e, além disso, é uma opção super saudável. O primeiro passo é lavar bem as berinjelas para retirar todos os resíduos, tirar as pontas com uma faca e cortar em rodelas de 1 centímetro aproximadamente. Pode cortá-las mais ou menos finas, dependendo do seu gosto e preferências.

Como fazer berinjelas grelhadas - Passo 1
2

A berinjela é um vegetal que conta com um sabor amargo muito característico e, se quiser reduzir isso levemente para as suas receitas, pode colocar em prática o seguinte truque. Coloque as rodelas de berinjela em um coador ou prato raso e polvilhe sobre elas uma boa quantidade de sal grosso de forma a que fiquem bem cobertas. Tampe-as colocando outro prato por cima e deixe repousar assim por pelo menos 20 minutos. Após este tempo, só tem que enxaguar com água fria e secar bem com um guardanapo de papel.

Além deste, existem outros métodos eficientes para tirar o sabor amargo da berinjela, como o que se faz com água, leite e sal ou com água, sal e farinha. Se quiser descobrir estas técnicas, consulte o artigo Como tirar o amargo das berinjelas.

Como fazer berinjelas grelhadas - Passo 2
3

Depois, deve preparar os ingredientes que servirão para temperar as berinjelas grelhadas e dar um pouco mais de sabor. Pique o dente de alho em pedaços finos e faça o mesmo com a salsinha, lavando-a previamente. Lembre-se que as quantidades destes ingredientes, assim como de pimenta preta, podem ser adaptadas perfeitamente ao seu gosto; também pode deixar de adicionar algum deles, por exemplo.

Como fazer berinjelas grelhadas - Passo 3
4

Agora, coloque a grelha ou frigideira no fogo com um pouco de azeite de oliva para começar a esquentar à temperatura média. Quando perceber que o óleo está quente, coloque as rodelas de berinjela e deixe cozinhar bem por uns 3 ou 4 minutos de cada lado. Use uma pinça de cozinha ou um garfo para virar.

5

Quando as rodelas estiverem cozinhando e ainda estiverem mornas, é hora de temperar adicionando o alho e a salsinha picada, a pimenta preta e a quantidade de sal que desejar. Quando comprovar que as rodelas pegaram uma cor douradinha, já estarão prontas para serem retiradas do fogo e apresentadas.

Como fazer berinjelas grelhadas - Passo 5
6

Aconselhamos comer as berinjelas grelhadas recém-feitas para desfrutar de todo o seu sabor. Pode comê-las sozinhas ou servir como acompanhamento de outros alimentos, como arroz branco, batatas assadas ou outras verduras grelhadas.

7

Quer descobrir outras receitas deliciosas com berinjelas? Não perca os seguintes artigos e aproveite os benefícios desta maravilhosa hortaliça:

Como fazer berinjelas grelhadas - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer berinjelas grelhadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 6
Como fazer berinjelas grelhadas