Outros Bebidas alcoólicas

O que engorda mais, o vinho ou a cerveja?

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que engorda mais, o vinho ou a cerveja?

Todos sabemos que o álcool engorda, de fato, em qualquer dieta para perder peso que pretenda fazer, as bebidas alcoólicas são a primeira coisa que o nutricionista retira do seu plano alimentar. A expressão de "barriga de cerveja" já todos nós a conhecemos, tal como sabemos que um copo de vinho por dia é bom para a saúde mas, o que engorda mais, o vinho ou a cerveja? No umComo ajudamos a desvendar esta incógnita para que descubra que bebida alcoólica tem menos calorias.

Também lhe pode interessar: Cerveja engorda?

Índice

  1. Cerveja
  2. Vinho
  3. Conclusão

Cerveja

A cerveja é uma bebida alcoólica que todos sabemos que pode causar o aparecimento de uma proeminente barriga que denuncia os nossos excesso. No entanto, a cerveja é um derivado do malte, um cereal muito rico em vitamina B e em minerais.

É verdade que a cerveja tem maior quantidade de carboidratos que o vinho, uma vez que por cada 100 mililitros tem uns 3 gramas de carboidratos (dependendo, sempre, do tipo de cerveja que estivermos a beber), mas também é verdade que a cerveja tem menos álcool que o vinho. Por cada 100 ml tem apenas 3 ou 4 gramas de álcool.

Assim sendo, um copo de 100 mililitros contém entre 40 a 45 calorias, dependendo do tipo de cerveja que estiver a consumir.

O que engorda mais, o vinho ou a cerveja? - Cerveja

Vinho

O vinho é uma bebida que tem menor quantidade de carboidratos que a cerveja, algo que pesa a seu favor para saber se engorda mais ou menos. Além disso, o vinho é uma bebida alcoólica rica em polifenóis, um antioxidante e um protetor cardiovascular. Este é o motivo pelo qual muitos médicos aconselham uma dose diária de um copo de vinho.

No entanto, o vinho tinto, apesar de ter menos carboidratos que a cerveja, tem maior conteúdo de álcool e por cada 100 mililitros que beba de vinho tinto está ingerindo um total de 85 kcal.

No caso do vinho branco cabe destacar que a proporção de álcool é menor que a do tinto, mas igualmente superior que a cerveja. Por cada 100 mililitros de vinho branco ingere 82 kcal.

O que engorda mais, o vinho ou a cerveja? - Vinho

Conclusão

Depois de analisarmos a composição de ambas as bebidas alcoólicas, podemos chegar a uma determinada conclusão sobre a pergunta: o que engorda mais, o vinho o a cerveja? Se avaliarmos a quantidade de calorias que ingerimos por cada copo de 100 mililitros a resposta é que o vinho engorda mais que a cerveja.

Se quer conhecer as calorias de outras bebidas alcoólicas, no umComo mostramos-lhe quais são as bebidas alcoólicas que menos engordam, e por outro lado, também lhe dizemos quais são as bebidas que menos engordam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que engorda mais, o vinho ou a cerveja?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que engorda mais, o vinho ou a cerveja?