Embalar a vácuo

O que é cozinhar a vácuo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é cozinhar a vácuo

Você já ouviu falar de cozinhar a vácuo e não sabe o que é? Acha que não é possível cozinhar um alimento que está embalado? Com este artigo de umComo você descobrirá que é possível e que, além disso, apresenta uma série de vantagens. Estes cozimentos costumam ser a baixas temperaturas, por isso conseguiremos uma textura perfeita e que não diminua nossos alimentos. Continue lendo se você quer saber o que é cozinhar a vácuo e poder assim colocá-la em prática.

Também lhe pode interessar: O que é a embalagem a vácuo

Índice

  1. Origens
  2. Em que consiste?
  3. Vantagens

Origens

Em seus inícios, a técnica do vácuo era usada para conservar alimentos, especialmente, na indústria alimentar. Mas foi Georges Pralus, mestre cozinheiro, em 1974, quem começou a fazer testes para usá-la como método culinário, embalando alimentos crus para cozinhá-los a vácuo.

As pesquisas de Pralus surgiram em decorrência do desejo de encontrar uma solução para a perda de peso do foie gras ao cozinhá-lo, já que se reduzia pela metade. Com base em tentativas conseguiu através da técnica de cozinhar a váculo que este manjar se reduzisse apenas em 5% e que, além disso, sua qualidade e textura fossem ótimas.

Em que consiste?

Embalar a vácuo é o processo pelo qual colocamos um alimento em um saco com ausência de ar. Isto costuma ser feito com a ajuda de maquinaria necessária para extrair o ar do saco e depois selá-lo por meio de uma solda térmica.

Desta forma, cozinhar a vácuo consiste em cozinhar o alimento dentro do saco com uma embalagem de precisão realizada por uma máquina de precisão TekVac. Estes cozimentos costumam ser a baixas temperaturas e com fornos de precisão.

Vantagens

O cozimento em baixa temperatura com sacos de embalagem a vácuo permite conseguir:

  • Texturas únicas;
  • Alimentos suculentos;
  • Sem redução;
  • Pasteurizações com longas validades.

Além disso, são infinitos os alimentos que podem ser cozidos através desta técnica: animais de caça, massa, sobremesas, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é cozinhar a vácuo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é cozinhar a vácuo