Outros Verduras

De onde vem a mandioca

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
De onde vem a mandioca

O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, conseguindo mais de 20 milhões de toneladas por ano. Além disso é também um dos maiores consumidores de mandioca e seus derivados. Essa planta tuberosa é um dos alimentos mais consumidos no mundo, alimentando grande parte da população mundial principalmente no continente africano. A mandioca é bastante nutritiva e uma excelente fonte de energia, contém vitamina do complexo B, cálcio, ferro e bastantes carboidratos. A sua origem é um pouco controversa não se tendo a certeza de como surgiu, principalmente porque também tem a sua própria lenda. Na continuação desse artigo do umComo vamos esclarecer explicando de onde vem a mandioca.

Também lhe pode interessar: Como comer espinafre cru

Índice

  1. A lenda de Mani
  2. A tribo Tupi e Aruak
  3. Nomes e Usos

A lenda de Mani

A origem da mandioca tem a sua própria lenda, reza a história que numa tribo indiana vivia uma pequena menina chamada Mani, que falava e andava mal tinha nascido. Passado algum tempo morreu, sem sequer adoecer e sem sofrimento. Como tradição os outros elementos da tribo a enterraram na própria oca, e todos os dias passavam lá para chorar a sua morte. A dada altura, uma planta surgiu sobre a sepultura. Os índios decidiram cavar e inspecionar o que era aquela planta. Descobriram que era marrom por fora e branca por dentro. Cozinharam-na e provaram a raiz, e consideraram aquilo uma dádiva do Deus Tupã para acabar com a fome da tribo. E assim surgiu a Mani-oca, mais tarde evoluindo para Mandioca.

De onde vem a mandioca - A lenda de Mani

A tribo Tupi e Aruak

A verdade é que a origem da mandioca continua envolta em controvérsia. Alguns pesquisadores definem a sua origem na América Central e Sul, outros acreditam que ela surgiu no cerrado brasileiro e depois se espalhou pela Amazônia. Há aqueles que consideram que foi nas tribos Tupi que a mandioca apareceu, mas provavelmente pode não ser assim porque a palavra Mani tem origem Aruak, uns povos que viviam no alto amazonas, no litoral equatoriano e nas planícies venezuelanas que eram excelentes agricultores, e de quem se crê que os Tupi aprenderam a forma de cultivar mandioca.

De onde vem a mandioca - A tribo Tupi e Aruak

Nomes e Usos

Quando os primeiros portugueses chegaram ao Brasil já a mandioca se havia espalhado por todo o território, ganhando novos nomes e também novas receitas e usos. Mandioca (Sul e Sudeste), macaxeira ou aipim (Norte e Nordeste do país), e no Rio de Janeiro é o aipim. A mandioca é usada em várias receitas de norte a sul do Brasil, e além de alimentar muitas pessoas (meio bilhão) também serve para alimentar animais. No entanto é inegável os benefícios da mandioca tanto a nível nutritivo como para alimentar países em desenvolvimento.

De onde vem a mandioca - Nomes e Usos

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem a mandioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Antonio
A mandioca pode ser originária de um cipó que se enraizou?
1 de 4
De onde vem a mandioca