Técnicas culinárias

Como untar forma e o bolo não grudar

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como untar forma e o bolo não grudar

Mais do que uma vez já me aconteceu estar fazendo um bolo, untar a forma, colocar no forno e quando vou retirar, o bolo acabar grudado na forma. Provavelmente é um problema que também já aconteceu com você. Mas existe uma solução bem simples para evitar que o bolo fique grudado e arruíne a festa. Neste artigo do umComo vamos ensinar como untar forma e o bolo não grudar.

Vai precisar de:

  • Recipiente
  • Assadeira
  • Pincel
  • Margarina
  • Farinha de trigo
Também lhe pode interessar: Como conservar um bolo

Passos a seguir:

1

Antes de começar a untar a forma temos de perceber que ingredientes podemos utilizar para o fazer. Dependendo da receita de bolo que estamos fazendo. Se a receita é normal, então vamos optar por untar a forma toda com margarina e em seguida colocar um pouco de farinha de trigo, retirando o excesso. Isso porque a maioria das receitas de bolo leva farinha de trigo. Dessa forma vai untar com basicamente os mesmos ingredientes.

Como untar forma e o bolo não grudar - Passo 1
2

Se por acaso, o bolo não levar farinha de trigo então pode utilizar açúcar juntamente com a margarina, untando muito bem a forma toda, não queremos que nenhum pedaço fique por untar e acabe estragando o nosso bolo. Tenha em atenção que normalmente esse tipo de bolo é cozido mais depressa do que com a farinha.

3

Porventura poderá estar de dieta e até está fazendo um bolo mais light para o lanche. Então o melhor solução será substituir a margarina por margarina light ou então por manteiga e substituir a farinha de trigo por farinha de aveia ou farelo de trigo. Deve colocar uma camada menos espessa de margarina. Não esqueça de retirar sempre o excesso de farinha no final.

Como untar forma e o bolo não grudar - Passo 3
4

Para untar a forma pode utilizar as mãos para espalhar a margarina ou se preferir pode recorrer a um pincel, mas para isso convém derreter a margarina previamente para ser fácil o pincel espalhar a margarina pela forma para que fique toda untada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como untar forma e o bolo não grudar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como untar forma e o bolo não grudar