Outros Verduras

Como saber se a berinjela está estragada

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se a berinjela está estragada

A berinjela é um alimento versátil que pode ser consumida de uma série de maneiras, à milanesa, ao vinagrete, frita ou apenas cozida, além de outros preparos. No entanto, pode haver dúvidas sobre como saber se a berinjela está estragada na hora em que ela é comprada no mercado ou na feira e mesmo ao ser cortada em casa para o preparo de refeições. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai dar algumas dicas simples e eficientes. Veja quais são elas a seguir.

Também lhe pode interessar: Como saber se os brócolis estão estragados

Passos a seguir:

1

A primeira dica para saber se a berinjela está estragada é verificando a sua casca, sendo que ela deve estar firme, como que elástica, brilhante e sem machucados. Existem várias espécies e a roxa é uma das mais comuns no Brasil. Assim, é importante que a sua cor também esteja bem viva. Isso significa que a berinjela que está no ponto não deve estar desbotada e nem murcha, o que indica que já está madura demais.

Como saber se a berinjela está estragada - Passo 1
2

Para se certificar que a berinjela está fresca, uma dica é pressionar levemente a casca do alimento com o dedo. Se estiver adequada para o consumo, a casca vai voltar à normalidade, mas se já está apodrecendo vai ficar a marca do seu dedo, além de aparecerem rachaduras no local pressionado. Outra dica é verificar a sua haste, que se assemelha a um chapeuzinho. Para não estar estragada essa parte deve se apresentar na cor verde clara, além de estar bem firme. No entanto, se a haste estiver amarela ou marrom, então, já passou do ponto.

3

Outra forma de verificar a qualidade da berinjela na hora de comprá-la é sentindo o seu peso, sendo que as estragadas costumam ser mais leves. Já na hora de usar a berinjela para fazer uma refeição em casa, é possível fazer as mesmas avaliações, no entanto, não é preciso se precipitar. Se ela parecer madura demais, não custa nada cortá-la e se certificar, pois uma parte dela pode ser aproveitada. Além disso, ela pode estar levemente passada e ainda assim própria para o consumo.

4

Se a sua haste estiver apodrecendo, é possível cortar um pedaço maior do local para remover a parte podre e aproveitar o restante se estiver bom. É importante ainda cortar o alimento ao meio, em fatias ou de comprido, o que vai depender da maneira como você pretende usá-la na receita. A berinjela no ponto vai estar com a parte de dentro bem clarinha e homogênea. Ao redor das sementes pode estar levemente escuro e mesmo assim é possível consumir.

Como saber se a berinjela está estragada - Passo 4
5

No entanto, se houver partes estragadas, com buraquinhos e farelos escuros é indicado remover apenas essas regiões, se forem pequenas e usar o restante. Mas se toda a berinjela parecer estragada por dentro então é melhor descartá-la por inteiro. O jeito mais adequado de armazenar a berinjela é no refrigerador, de preferência, no local próprio para os legumes, que costuma ficar na parte de baixo. Se for colocada dentro de um saco plástico, certifique-se que tanto ele tanto o alimento estejam bem secos, caso contrário, pode apodrecer com mais facilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a berinjela está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
MONICA
Se a berinjela estiver com sementes escura é sinal que ela esta estragada.
1 de 3
Como saber se a berinjela está estragada