Reduzir calorias

Como fazer um jantar leve

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um jantar leve

Os jantares leves são essenciais para levar uma vida saudável e evitar que os alimentos que ingere se convertam em gorduras saturadas. A energia procedente de alguns alimentos pode chegar a se converter em gordura se não os queimar, algo que conseguirá que sua silhueta ganhe peso e que o corpo esteja menos saudável.

Em umComo ajudamos você a saber como fazer um jantar leve e assim usufruir de um menu saudável antes de ir dormir.

Também lhe pode interessar: Como fazer um jantar saudável

Índice

  1. Alimentos proibidos ao jantar
  2. Alimentos permitidos ao jantar
  3. Exemplos de jantares leves

Alimentos proibidos ao jantar

Durante o jantar, existe uma série de alimentos que é melhor evitar ingerir porque seu alto teor em gordura, suas calorias ou suas digestões longas os convertem em verdadeiros inimigos do descanso noturno. O melhor é optar por jantares leves nos quais se acalme a sensação de fome sem encher muito o estômago e sem ingerir calorias a mais.

Uma das dicas que mais devemos seguir na hora de nos alimentar é a seguinte: tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo. Esta é a chave da alimentação saudável dividida em função das necessidades que nosso corpo tem para poder funcionar durante o dia.

Logo de manhã, precisamos preencher nosso organismo de calorias e energia para funcionar durante todo o dia; no entanto, na hora do jantar, só devemos comer um pouco para nos sentirmos satisfeitos, mas sem exagerar com a ingestão porque não vamos queimar essas calorias.

A seguir em umComo vamos oferecer uma lista dos alimentos que deve evitar durante o jantar:

Carboidratos: seu alto teor em gorduras fazem com que sejam um alimento pouco recomendado para a hora de jantar. A energia que nos oferece este grupo de alimentos faz que, ao não ser queimada, acabe se convertendo em gordura. Neste grupo encontramos alimentos como o pão, a massa, o arroz, os legumes, os cereais, etc.

Alface: existem muitos mitos sobre comer saladas pela noite. Se você come uma salada de tomate, não há nenhum tipo de inconveniente; no entanto, se sua salada leva alface, não aconselhamos que a coma à noite. A alface é um vegetal que tem uma grande quantidade de fibra insolúvel, um componente que faz com que a digestão não seja leve e que, pela noite, possa chegar a produzir gases ou inchaço.

Fruta: é aconselhável comer fruta durante o dia e com o estômago vazio; pela noite, não devemos comer frutas porque são alimentos com alto nível de frutose (açúcares naturais) que, ao não se queimar, acabam se convertendo em glicose. Em umComo revelamos a você se faz mal comer fruta à noite.

Embutidos: ainda que sejam proteínas, os embutidos são um tipo de alimento que têm um alto teor em gordura; portanto, se quer saber como fazer jantares leves, deve abandonar completamente a opção dos embutidos. E menos ainda os sanduíches: a mistura de carboidratos e linguiça é uma bomba de calorias para a hora do jantar.

Como fazer um jantar leve - Alimentos proibidos ao jantar

Alimentos permitidos ao jantar

Após a lista anterior, é possível que você tenha a dúvida: o que posso jantar? Calma, porque há uma grande quantidade de alimentos, receitas e ideias de jantares leves com as quais poderá saborear pratos saudáveis e aptos para o final do dia.

A seguir, em umComo damos-lhe uma lista de alimentos permitidos ao jantar para que saiba o que pode jantar que não engorda e deixe você descansar sem sustos.

Verduras cozidas: É um dos alimentos que não podem faltar para usufruir de jantares leves, já que seu baixo teor em calorias, sua sensação de saciedade e seu alto teor em fibra convertem as verduras cozidas em alimentos perfeitos para acabar o dia. Pode usá-las em todas suas variedades: verduras ao forno, ao vapor, creme de verduras, purê de verduras, verduras refogadas, etc.

Proteínas: alimentos como carnes, peixes ou ovos são ideais para comer durante o jantar. Mas se o que você quer é fazer jantares leves, deverá optar por proteínas com poucas gorduras como as carnes magras ou os peixes brancos.

Laticínios desnatados: este grupo de alimentos também é perfeito para a hora do jantar já que têm um baixo teor calórico. Além disso, os laticínios proporcionam um alto efeito saciante, com o qual se sentirá satisfeita ainda que tenha jantado pouco.

Para fazer jantares leves deve prestar especial atenção ao modo de cozinhar estes alimentos; por exemplo, deixe de lado comer carne empanada ou pimentões fritos. Opte por receitas mais saudáveis elaboradas com pouco azeite e na chapa, no forno ou no vapor. Desta forma conseguirá que seus pratos tenham poucas calorias e sejam perfeitos para antes de dormir.

Neste artigo contamos a você quais são os melhores alimentos para jantar.

Como fazer um jantar leve - Alimentos permitidos ao jantar

Exemplos de jantares leves

Como resumo, vamos facilitar um menu semanal que dará a você as regras para que saiba como fazer jantares leves e usufrua de uma vida mais saudável e com poucas calorias. Tome nota de nossas propostas!

  • Segunda-feira: Creme de abóbora + Hambúrguer de frango ou de peru + Queijo fresco 0%
  • Terça-feira: Caldo depurativo + Linguado na chapa + Iogurte desnatado
  • Quarta-feira: Abobrinha recheada de frango
  • Quinta-feira: Espinafre + Omelete de verduras + Infusão
  • Sexta-feira: Sopa de verduras + Merluza ao forno
  • Sábado: Caldo de frango + Verduras grelhadas com ovo cozido
  • Domingo: Purê de verduras + Peito de peru ao forno

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jantar leve, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer um jantar leve