Receitas de Chocolate

Como fazer bombons de Páscoa

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer bombons de Páscoa

Com a Páscoa chegando, muitas pessoas estão optando por fazer os seus próprios doces em casa. Os bombons e os ovos são, geralmente, muito caros e fazer essas sobremesas em casa pode ajudar a economizar uma boa grana na hora de oferecer as delícias. Nesse artigo do umComo ensinamos como fazer bombons de Páscoa, como rechear os chocolates e ainda como fazer uma embalagem bonita para oferecer. Continue lendo e aprenda a fazer essa delícia em casa!

Índice

  1. Receita
  2. Recheio
  3. Recomendações

Receita

Para fazer bombons de Páscoa, siga as instruções:

Ingredientes

  • 1/2 kg de chocolate ao leite ou meio amargo
  • Recheio (a gosto)

Preparação

Comece por ralar o chocolate. Coloque o chocolate em uma panela e derreta em banho-maria. A água usada deve estar quente e o fogo desligado, sem fervura.

Quando o chocolate estiver derretido, coloque-o em formas próprias para bombons, preenchendo as partes. Escorra o excesso de chocolate nas formas e leve à geladeira. Evite colocar os bombons no freezer ou no congelador.

Quando o chocolate endurecer, faça mais uma camada de chocolate e leve para gelar. Quando estiver sólido, recheie com o seu recheio favorito e cubra com chocolate. Devolva à geladeira.

Quando a forma ganhar uma cor esbranquiçada, pode desenformar os bombons de Páscoa.

Como fazer bombons de Páscoa - Receita

Recheio

Existem vários recheios deliciosos para os seus bombons de Páscoa. Confira as sugestões do umComo para garantir que tem muitos tipos de bombons diferentes:

Bombom mousse

Derreta 150 g de chocolate meio amargo em banho-maria, mexendo sempre com a espátula. Bata 3 claras em neve com a batedeira e reserve. Bata as gemas em uma tigela à parte e, sem nunca parar de bater, despeje o chocolate derretido. Retire a tigela da batedeira e, gentilmente, misture as claras em neve. Leve à geladeira por 4 horas até ficar firme.

Bombom gergelim

Faça um caramelo com 1 xícara de açúcar. Acesse esse artigo para saber como fazer caramelo. Junte uma xícara de gergelim torrado e 1 xícara de leite, mexendo até tudo dissolver completamente. Em um recipiente, coloque uma gema, uma colher de manteiga e uma colher de farinha de trigo, misturando tudo. Abaixe o fogo e acrescente a mistura ao creme de gergelim, mexendo por 5 minutos. Deixe esfriar e pode usar.

Bombom de coco

Leve uma lata de leite condensado ao fogo. Junte 100 g de coco ralado seco e 4 gemas de ovo. Cozinhe até que a mistura não grude no fundo da panela. Retire do fogo e junte 6 gotas de essência de amêndoa, misturando bem. Deixe esfriar.

Bombom nougat

Para fazer recheio de nougat, corte 3 torrões de amendoim ou amêndoas em pedaços pequenos antes de usar.

Bombom Happy End

Misture 250 g de chocolate branco e 6 colheres de creme de leite fresco em uma panela. Derreta em banho-maria, mexendo sempre. Retire do fogo quando derreter completamente e acrescente uma xícara de nozes picadinhas, 1/2 xícara de biscoito maisena triturado e 1 xícara de licor de menta. Deixe na geladeira por cerca de uma hora para ganhar firmeza. Corte dois pedaços de papel alumínio (30x30) e despeje metade da massa sobre cada um deles. Enrole como um salame e leve à geladeira por 3 horas, no mínimo. Depois do período de pausa, desembrulhe e corte com as medidas necessárias pata rechear o bombom.

Bombom Lollo

Coloque 100 g de passas (sem sementes) de molho em 1 xícara de rum. Junte uma lata de leite condensado, 200 g de chocolate em pói e 400 g de leite em pó. Mexa até que solte das mãos. Abra a massa com o rolo até ficar com a altura de um dedo, coloque as passas escorridas e dobre. Corte a cada 1' cm, fechando as extremidades antes de juntar ao chocolate.

Como fazer bombons de Páscoa - Recheio

Recomendações

Existem alguns truques que garantem que pode fazer bombons de Páscoa sem errar. Dê uma olhada nessas dicas:

  • Prefira dias frios para fazer os bombons, ou ligue o ar condicionado. O trabalho com chocolates deve ser feio em ambientes frescos e pouco úmidos para evitar que a manteiga de cacau do chocolate derreta, ficando pegajosa e deixando você frustrado durante a preparação do bombom. A cozinha deve estar refrigerada a 20 º C.
  • Use espátulas de silicone ou colheres de pau para misturar o chocolate. Elas não conduzem o calor para fora do chocolate, garantindo que você consegue controlar melhor a sua temperatura.
  • O ideal é que a forma usada para fazer os bombons seja aquecida levemente para que a temperatura do chocolate seja mantida durante a modelação. A temperatura ideal fica entre os 20 e os 27 º C. Sendo difícil de controlar, garanta que as formas não estão frias ou geladas.
  • Os recheios devem se manter a uma temperatura ambiente na hora de rechear os bombons.
  • Antes de desenformar, deixe os bombons de Páscoa 15 minutos fora da geladeira para que possam ficar à temperatura ambiente. Isso vai ajudar a desenformar.
  • Não deixe o chocolate demasiado tempo na geladeira ou ficará gelado e pegajoso quando derreter.
  • Use luvas cirúrgicas para garantir que os dedos não ficam marcados nos bombons de Páscoa, especialmente na hora de embalar.
  • Para saber como fazer uma cesta de Páscoa com caixa de leite e embalar os seus bombons com estilo, acesse esse artigo.
Como fazer bombons de Páscoa - Recomendações

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bombons de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer bombons de Páscoa