Técnicas culinárias

Como cozinhar sem perder nutrientes nos alimentos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cozinhar sem perder nutrientes nos alimentos
Imagem: kiwilimon.com

Os alimentos são a nossa principal fonte de vitaminas e nutrientes, de forma que uma dieta adequada é fundamental para manter nosso corpo saudável e funcionando perfeitamente. Certamente você já ouviu falar que alguns alimentos são mais consumidos crus ou mal cozidos para preservar a maior parte de suas propriedades. Este é o caso de muitas frutas e legumes. Mas quando não queremos ingeri-los crus ou no caso dos ingredientes que devem ser cozidos, o que podemos fazer para preservar os seus benefícios? Em umComo, explicamos como cozinhar sem perder os nutrientes nos alimentos.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar mandioca
Passos a seguir:
1

O processo de cozimento faz com que os alimentos percam uma parte de seus nutrientes. No entanto, a forma que escolhemos para lavá-los e manipulá-los antes do cozimento, o método escolhido para prepará-los e o tempo que passam no fogo influenciam de forma determinante na quantidade de vitaminas que perderão finalmente, de forma que é importante ter em conta todos os detalhes.

2

No caso das frutas e legumes, considere estas dicas para não perder os nutrientes dos alimentos no momento da lavagem e de prepará-las para o cozimento:

  • Nos casos em que não é necessário, evite descascar os alimentos, pois perdemos as vitaminas contidas em sua pele ou casca.
  • Descasque os alimentos pouco antes de cozinhar para evitar a oxidação e preservar suas propriedades.
  • Não é recomendável deixar os alimentos de molho muito tempo, pois isto favorece a perda de nutrientes.
3

Se optar por ferver os alimentos, tenha em conta estas recomendações para preservar melhor os seus nutrientes:

  • Coloque o alimento na água quando estiver fervendo, caso contrário, ficará de molho por mais tempo sem cozinhar, perdendo propriedades.
  • Opte por cortar os alimentos em pedaços grandes para manter seus nutrientes.
  • Ferva-os, sempre que possível, em pouca quantidade de água para que as vitaminas se diluam menos.
  • Se possível, acrescente algumas gotas de suco de limão ao cozimento. Isto ajuda a manter os nutrientes.
  • É preferível que as verduras fiquem crocantes ao invés de muito macias, pois isso significa que foram fervidas durante muito tempo, diminuindo seus nutrientes.
4

Os métodos de cozimento que melhor ajudam a preservar os nutrientes são ao vapor, no forno ou dourados porque o alimento está em contato limitado com a água e é mantido em temperaturas mais estáveis.

Além disso, recomenda-se que aquelas verduras que podem ser consumidas cruas sejam ingeridas deste modo de vez em quando, assim receberá ao máximo os seus nutrientes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar sem perder nutrientes nos alimentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: kiwilimon.com
Como cozinhar sem perder nutrientes nos alimentos