Técnicas culinárias

Como cozinhar os feijões secos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cozinhar os feijões secos

O feijão possui a qualidade de poder ser transformado em fécula farinhenta e fina que pode ser usada no preparo de bons purês. O feijão é um alimento excelente para ser mantido por um longo tempo, só é preciso mantê-lo em um local seco, longe da luz solar e da umidade e, se possível, guardar o feijão seco em um pote de vidro. No entanto para se cozinhar bem o feijão é preciso ter em atenção alguns detalhes, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como cozinhar os feijões secos.

Também lhe pode interessar: Como temperar feijão? - Todos os tipos
Passos a seguir:
1

Comece por colocar o feijão seco em um recipiente e cobrir com água. Agite bem e retire as impurezas que ficarem a flutuar na água. Caso existirem feijões a flutuar, retire-os e jogue-os no lixo, pois quase sempre estes feijões têm um pequeno furo por onde já saiu uma larva. Escoe os feijões e tenha em atenção possíveis pedras ou areia que permaneçam no fundo do recipiente.

2

Depois dos feijões já estarem limpos, coloque-os em uma panela e encha com três vezes mais de água que o volume do feijão. Passados alguns minutos poderá começar a ver a pele do feijão a enrugar, isto é sinal que o feijão começou a absorver a água.

Como cozinhar os feijões secos - Passo 2
Imagem: meucantinho.org
3

Deixe o feijão seco a inchar. Para saber se o feijão já absorveu a água suficiente, verifique se a pele está lisa e sem rugas.

4

Quando ferverem novamente, misture-os e tempere-os conforme indicado na receita, retomando o cozimento e baixando o fogo.Deixe os feijões cozinharam lentamente, mas com fogo contínuo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar os feijões secos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Uma das técnicas para acelerar este processo é demolhar o feijão por algum tempo antes de o cozinhar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: meucantinho.org
1 de 2
Como cozinhar os feijões secos