Cozinhar vagens verdes

Como cozinhar feijão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 outubro 2017
Como cozinhar feijão
Imagem: fitsugar.com

O feijão é um alimento típico nos pratos dos brasileiros. Para além do seu delicioso sabor e da variedade de receitas que é possível fazer com ele, o feijão é uma fonte rica em vitaminas, potássio, ferro, fibra e carboidratos que o convertem em uma opção nutricional completa e destacada para a saúde. Quer preparar feijão em casa mas não sabe como o fazer? Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como cozinhar feijão.

Também lhe pode interessar: Como tirar o sal do feijão
Passos a seguir:
1

No geral, o feijão é um legume que apresenta uma dureza importante, por isso para o cozinhar de forma convencional, ou seja, sem panela de pressão, deverá deixá-lo repousando em água durante pelo menos 8 horas.

Antes de realizar este passo é conveniente lavá-lo bem com água fria, desta forma poderá usar a água na qual esteve de molho para a sua posterior preparação.

2

Existe uma grande variedade de feijões no mercado, algumas delas contam com apresentações de cozimento rápido. Se optar por esta variedade não será necessário colocar previamente de molho, pois eles cozinharão bem mais rápido.

Como cozinhar feijão - Passo 2
Imagem: destinocastillayleon.es
3

Uma vez que os feijões estejam prontos e de molho, se for o caso, deverá passar ao cozimento. É muito importante que estes legumes tenham um sabor aromático e concentrado e isto só se consegue com uma boa base.

Em umComo adoramos preparar esta receita com um bom refogado de vegetais que aumente o sabor. Este refogado inclui cebola picada, alho, cenoura e pimentão vermelho para fazer o seu refogado. Em alguns casos, por exemplo, quando se preparam feijões vermelhos ou pretos, outros condimentos como o coentro ficam muito bem com estes legumes, contribuindo com um toque genial. Coloque sal e pimenta a gosto.

Veja também: Como temperar feijão - Todos os tipos

Como cozinhar feijão - Passo 3
Imagem: pizcadesabor.com
4

Uma vez que as verduras do seu refogado estejam moles, deverá então adicionar o feijão e a água onde ficou de molho. Algumas pessoas dizem que o melhor é não adicionar esta água para evitar assim que estes grãos fiquem tão pesados para o estômago.

Se optar por acrescentar água limpa, escorra o feijão, coloque-o com o refogado, mexa e adicione água até cobrir os legumes.

5

Deixe cozinhar em fogo médio e vá acrescentando água cada vez que a mesma se reduza, pois é fundamental ao cozinhar feijão que ele não fique seco. Se prefere dar mais sabor à preparação, pode adicionar duas xícaras de caldo de vegetais ao invés de água.

Vá corrigindo o sal caso necessário.

6

O feijão leva, dependendo do seu tamanho, algumas horas para cozinhar. Durante este período a água irá espessando, prova de que os legumes vão soltando fécula. Caso não o façam, pode acrescentar água fria ao adicionar água para conseguir o efeito desejado. Se gostar também poderá adicionar chouriço, toucinho e calabresa à sua preparação de feijões, para conseguir assim um sabor bem mais intenso.

Como cozinhar feijão - Passo 6
Imagem: recetasraudences.blogspot.com
7

Se gostou deste artigo, então não perca os nossos artigos que explicam como fazer arroz com feijão preto e como fazer feijoada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar feijão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: fitsugar.com
Imagem: destinocastillayleon.es
Imagem: pizcadesabor.com
Imagem: recetasraudences.blogspot.com
1 de 4
Como cozinhar feijão