Pimentão

Como conservar pimentão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 fevereiro 2021
Como conservar pimentão

Para aproveitar todas as propriedades dos alimentos que consumimos é necessário saber como conservá-los. Em umComo damos várias dicas de como conservar certos alimentos, e neste artigo vamos mostrar-lhe como o deve fazer com pimentão. O pimentão é um vegetal que pertence à família das Solanaceae. Nesta família são poucas as espécies comestíveis e entre elas encontram-se o tomate, a batata e o pimentão, grandes colaboradores da gastronomia e indispensáveis em qualquer cozinha. De seguida, vamos explicar-lhe várias formas de conservar pimentão, para que não percam nem as suas propriedades nutricionais nem o seu sabor e possam durar muitos dias.

Também lhe pode interessar: Como congelar pimentão

Índice

  1. Para usá-los dentro de alguns dias após a compra
  2. No freezer
  3. Pimentões vermelhos em vinagre
  4. Pimentões vermelhos assados em azeite de oliva
  5. Com um desidratador para conservar a longo prazo
  6. Branqueados e congelados

Para usá-los dentro de alguns dias após a compra

Você pode armazená-los tranquilamente na gaveta das verduras dentro da sua geladeira após tirá-los da bolsa de plástico ou embalagem onde vieram do mercado. Isto permitirá que tenham o fluxo de ar adequado, evitando machucados. Com uma refrigeração adequada, um pimentão saudável pode durar entre 3 e 5 dias na geladeira. Isto funciona para qualquer tipo de pimentão.

No freezer

Para conservar os pimentões no freezer, você precisará de: pimentões, bandeja, recipiente ou bolsa de plástico para congelar e papel filme.

Ao comprar pimentões escolha aqueles que não tenham manchas nem machucados. Ainda que pareçam perfeitos para cozinhar no mesmo dia, é provável que já estejam muito maduros e com certeza que já perderam propriedades. Os que você escolher devem ter tanto o talo como a pele perfeitos e firmes. Lave-os bem, corte-os ao meio transversalmente e tire o coração, as pequenas veias e todas as sementes que restarem. Corte os pimentões como preferir: em tiras, em pedaços pequenos, grandes, em rodelas, etc. Coloque em uma bandeja e faça uma camada que cubra toda a bandeja. Leve a bandeja ao freezer e deixe lá até que estejam todos congelados. Retire a bandeja do freezer e a seguir tem várias opções:

  • Colocar todos os pimentões em um recipiente de plástico apto para o freezer.
  • Colocar em um saco especial para congelar alimentos (eliminando a maior quantidade de ar possível).
  • Agrupá-los em pequenas quantidades e envolvê-los em papel filme e depois guardar em um saco ou recipiente. Desta forma você irá descongelar só a quantidade que irá usar em cada receita. E, por fim, leve o saco ou o recipiente ao freezer.

Pimentões vermelhos em vinagre

Para este caso você precisará de: 1 kg de pimentões vermelhos grandes, 50 g de açúcar, 300 ml de vinho branco, 100 ml de azeite de oliva extra virgem, 25 g de sal marinho, 1 dente de alho.

De novo, deverá escolher pimentões que tenham a pele firme, brilhante e sem machucados. Lave-os bem, retire o talo e as sementes e corte-os em tiras grossas no sentido do comprimento. Em uma panela grande e funda coloque o vinagre, o azeite, o açúcar e o sal. Aqueça em fogo alto. Quando começar a ferver, baixe o fogo para médio/baixo e adicione os pimentões aos poucos enquanto mexe, de forma que todos fiquem impregnados com a mistura. Continue mexendo e cozinhando durante 10 minutos, aproximadamente, sem deixar de mexer de vez em quando para conseguir um cozimento uniforme e que eles não grudem. Ainda quentes, colocamos os pimentões no recipiente, complementamos com o líquido da panela e adicionamos um dente de alho descascado. Evite que fiquem bolhas de ar no interior do recipiente antes de tampar. É muito importante este ponto, pois caso contrário a conserva pode ser perdida. Para o conseguir, mexa todo o conteúdo do recipiente, de maneira a que os pimentões se acomodem e complemente com o líquido necessário. Deve ficar 1 cm de líquido acima dos pimentões.

Pimentões vermelhos assados em azeite de oliva

Você precisará de: pimentões vermelhos, azeite de oliva, dentes de alho, garrafa com rolha para conserva, alecrim, pimenta em grão e sal marinho.

Corte os pimentões em tiras finas, eles podem ter o comprimento que você preferir. Escolha uma assadeira para cozimento que tenha pouca profundidade e coloque os pimentões sobre esta, formando uma camada uniforme. Aqueça o forno a 150ºC. Asse durante uma hora, aproximadamente, virando-os em intervalos de 10 a 15 minutos. A cada virada você deve regá-los com azeite de oliva, seja com um borrifador especial ou com um pincel. Você saberá que estão prontos quando introduzir com facilidade a ponta de um garfo. Por outro lado, coloque água para ferver em uma panela funda e lave a garrafa e a rolha que usará para conservar os seus pimentões. Mergulhe a garrafa e a rolha na panela com água fervendo por aproximadamente 20 minutos. Tire a garrafa e a rolha e deixe secar sobre papel toalha. Coloque na garrafa quantos pimentões couberem. Adicione um pouco de alecrim seco, 1 colher de sal marinho, um dente de alho descascado e picado e alguns grãos de pimenta. Acabe de encher a garrafa com azeite de oliva até que fique 1 cm de óleo acima dos pimentões, tampe com a rolha e leve ao congelador. Deixe-a assim por pelo menos uma semana antes de usar os pimentões pela primeira vez. Quanto mais tempo os pimentões ficarem nesta mistura, mais saborosos ficarão. Os pimentões podem durar assim até um ano.

Com um desidratador para conservar a longo prazo

O pimentão seco pode ser usado em muitas receitas e o bom é que se reconstitui perfeitamente, não perde o seu sabor nem as suas propriedades. Para os desidratar, deverá limpá-los bem, tirar o coração, o talo e as sementes. Corte-os em pedaços grandes e coloque-os no desidratador. O tempo e o modo de desidratação dependem do modelo de cada fabricante. Siga as instruções para uma secagem correta.

Branqueados e congelados

Com esta técnica eles ficarão conservados por longos períodos de tempo, por até um ano. Para branqueá-los: lave bem os pimentões, tire o coração e todas as sementes restantes. Coloque-os em água fervente durante 2 a 3 minutos. Deixe-os descansar e congele em um recipiente apto para o freezer. Podem ser congelados inteiros, cortados em pedaços grandes, em rodelas ou picados em pedaços pequenos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar pimentão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como conservar pimentão