Congelar fruta

Como congelar vagem

Como congelar vagem

Muitas pessoas cultivam sua própria horta em casa e têm a necessidade de congelar os frutos que produzem para poder desfrutar durante o ano, outros preferem comprar fresco no mercado, mas não tem tempo para poder comer esses produtos antes de que comecem a perder propriedades.

Para todas estas pessoas é imprescindível conhecer este método para congelar vagem, com o qual a verdura poderá permanecer intacta durante meses, recuperando o mesmo sabor de quando foi acabada de cortar no momento em que desejar.

Se quer saber como congelar vagem, continue lendo o seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como congelar beterraba
Passos a seguir:
1

Para congelar a vagem não serve simplesmente colocá-las no congelador, temos que as preparar de uma determinada maneira para poder preservar todas suas qualidades e sabor sem danificá-las.

Ao congelar os alimentos, criam-se cristais de gelo e se o processo não for feito da forma correta estes cristais podem mudar a estrutura da comida, fazendo com que a vagem tenha um gosto desagradável de metal, que perca a textura que as caracteriza e todos os nutrientes que esta saudável verdura tem.

Para evitar que isto aconteça o congelamento deve ser rápido, desta forma os cristais de gelo que se formam são pequenos e não podem romper as estruturas celulares da vagem. Para saber como congelar vagem de forma rápida conservando suas propriedades deve seguir os passos que lhe damos em seguida.

2

As verduras que, como a vagem, se consomem cozidas, devem ser escaldadas antes de serem congeladas. Isto significa que têm que escaldá-las em água fervendo, escorrer e esfriá-las imediatamente com água muito fria. Para o fazer tem que colocar água fria com gelo em um recipiente e jogar as vagens nesse recipiente depois de as escaldar.

O escaldamento deve ser feito com a água fervendo com um tempo que pode variar, dependendo da espessura e corte da vagem, entre 1 a 3 minutos. Quanto maior forem as vagens, mais se aproximará dos 3 minutos, e se as cortar em pedaços pequenos o tempo para as escaldar deve ser inferior.

Como congelar vagem - Passo 2
3

Uma vez frias, as vagens têm que ser escorridas e secas. Este ponto é importante pois devem-se secar completamente, sem deixar água que depois se congele e queime a vagem. Depois de as secar, congele imediatamente e desse modo já desativou as proteínas da vagem que poderiam estragar o alimento com as suas reações.

4

Quando colocar as vagens a congelar é importante fazê-lo em porções pequenas, se sumamos a isto ao fato de estarem frias quando vão para o congelador, minimizamos o risco de se formarem cristais que possam prejudicar a sua boa conservação. Deste modo, o congelamento acontecerá de forma homogênea e rápida.

5

As vagens podem permanecer no congelador até 12 meses, por isso recomendamos comê-las antes de que ultrapassem essa data. Uma boa forma de controlar isso é escrever em um papel a data do dia de congelamento, assim sabemos sempre quanto tempo falta antes de começarem a perder as suas propriedades.

Quando quiser comer, simplesmente deve pô-las em água fervendo durante 30 minutos, sem descongelá-las previamente nem nada.

Se quer saber como congelar outros alimentos como as uvas, os tomates ou as alcachofras, convidamos você a visitar nossos artigos.

Como congelar vagem - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar vagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Deve se embalar bem as vagens, de forma hermética para que não ressequem e sem ar para que não entrem cheiros que afetem seu sabor.
  • É importante que não toque as paredes do congelador, caso contrário, a vagem pode queimar e estragar-se.
  • Elimine o ar da bolsa onde congela as vagens, isso é importante para que não se queimem.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Clareci
Adorei a dica!!💗
A sua avaliação:
joão lucas
ótimas dicas, assim como as do limão, que sempre foi meu parceiro, mas agora fortalecemos nossa relação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
1 de 3
Como congelar vagem