Preparar o peixe

Tempo de cozimento de um polvo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Tempo de cozimento de um polvo

Cozinhar polvo é uma grande arte, e para conseguir que fique tão suave que se desfaça na boca é necessário aplicar vários truques imprescindíveis que permitam obter o melhor resultado. Pode ser que alguns já tenha escutado antes, outros não tenha a menor ideia, no entanto em umComo.com.br somos apaixonados pela cozinha e por este delicioso peixe, por isso explicamos com detalhes o tempo de cozimento de um polvo e tudo o que deve saber para que fique suave e delicioso.

Também lhe pode interessar: Tempo de cozimento na panela de pressão

Índice

  1. Antes de cozinhar o polvo
  2. Assustar o polvo
  3. Deixar o polvo cozinhar por quanto tempo?

Antes de cozinhar o polvo

Como já referimos antes, cozinhar polvo não é tão fácil, mas se conhecer todas as técnicas para a sua correta elaboração não terá nenhuma complicação. Para começar é muito importante que o polvo esteja congelado antes de cozinhar, deste modo ficará mais tenro pois o frio ajudará a debilitar as suas fibras e a obter um melhor resultado.

Se adquirir o polvo limpo e congelado só terá que descongelar antes de cozinhar; por outro lado, se comprar fresco será importante limpar o polvo e depois congelá-lo por, pelo menos, 2 dias. Quando este ingrediente estiver pronto para preparar deverá colocar mãos à obra para que fique delicioso.

Tempo de cozimento de um polvo - Antes de cozinhar o polvo

Assustar o polvo

Quando o polvo estiver pronto para cozinhar deverá encher uma panela grande de água, do tamanho adequado para o seu polvo e colocar para ferver a fogo alto, sem colocar sal nem qualquer outro ingrediente. Quando começar a ferver, deverá pegar no polvo e, com muito cuidado, retirá-lo e colocá-lo 3 vezes na panela, uma técnica conhecida como "assustar o polvo", ajudando a deixar a sua carne mais macia e deliciosa.

Após assustá-lo, retire da panela e espere a água ferver novamente para introduzir de novo, depois tampe e deixe cozinhar. Por quanto tempo? No seguinte passo explicamos para você.

Tempo de cozimento de um polvo - Assustar o polvo

Deixar o polvo cozinhar por quanto tempo?

O tempo de cozimento de um polvo, assim como acontece com outros alimentos, varia dependendo do seu peso. Lembre-se que convém cozinhar com a panela tampada, e o tempo de cozimento de um polvo de 1 quilo é de aproximadamente 20 minutos. Se após este tempo, ao espetar o polvo, ele estiver tenro, então estará pronto; caso contrário deverá deixá-lo mais 5 minutos e depois espetá-lo novamente.

Quanto mais o polvo pesar, mais etapas de 5 minutos deverá adicionar. Um polvo de 4 quilos pode levar ao redor de 40 minutos para ficar pronto. Quando estiver no ponto deverá apagar o fogo e deixar repousar por 10 minutos antes de retirar da água, depois só faltará cortar com uma tesoura, que é a forma mais rápida de fazer isso, e temperá-lo ou preparar como gostar.

Tempo de cozimento de um polvo - Deixar o polvo cozinhar por quanto tempo?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tempo de cozimento de um polvo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Tempo de cozimento de um polvo