Receitas com poucas calorias

Receitas para emagrecer com espinafre

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Receitas para emagrecer com espinafre

O espinafre é uma das verduras mais nutritivas e indicadas para nos ajudar a perder peso. Mal têm calorias, contribuem com grandes benefícios para o nosso organismo e são uma rica fonte de fibra, por isso é um ingrediente perfeito para incluir em nossa alimentação e ter, assim, uma dieta equilibrada e com pouca gordura. Neste artigo de umComo vamos dar algumas das receitas para emagrecer com espinafre mais indicadas e saborosas para incluir em sua dieta. São pratos simples de fazer e deliciosos que conseguem exprimir ao máximo as propriedades desta verdura de folha verde. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Receitas para emagrecer com massa

Índice

  1. Espinafre para emagrecer
  2. Espinafre com ovo
  3. Hambúrguer de espinafre
  4. Creme de espinafre
  5. Omelete de espinafre

Espinafre para emagrecer

O espinafre é uma verdura que sempre se incorpora nas dietas de emagrecimento porque contém altos níveis de fibra que conseguem regular o trânsito intestinal, isto é, nos ajuda a eliminar toxinas de forma natural melhorando a saúde de nosso sistema digestivo. Além disso, o espinafre não contêm gorduras e quase nada de calorias, por isso é perfeito para aproveitar seus múltiplos benefícios e nutrientes sem que nosso corpo engorde.

Mas, além disso, o espinafre é rico em:

  • Vitamina A, C, B, E e F.
  • É um antioxidante natural que ajuda a manter em bom estado as células de nosso organismo.
  • Rica em cálcio, um mineral que ajuda a fortalecer os ossos.

Neste artigo de umComo revelamos a você todos os benefícios do espinafre.

Receitas para emagrecer com espinafre - Espinafre para emagrecer

Espinafre com ovo

Esta é uma receita para emagrecer muito simples e deliciosa que poderá consumir tanto para almoçar como na hora do jantar, pois seu teor calórico é muito baixo, mas a saciedade é imensa ao misturar-se com a proteína do ovo. Ao cozinhá-la no forno, a ausência de óleo faz que mal contenha calorias. Você precisará de:

  • 500 gr. de espinafre congelado
  • 4 ovos
  • Queijo ralado com pouca gordura
  • Limão

Ponha água para ferver com um pouco de sal, quando começar a ebulição acrescente o espinafre congelado e deixe cozinhar durante, pelo menos, 10 minutos. Depois, tire do fogo, coe e coloque em uma vasilha apta para o forno. Pré-aqueça a uma temperatura de 200 graus, em seguida jogue na vasilha o queijo ralado sobre o espinafre e depois quebre dois ovos em cima; corrija o sal e jogue um pouco de limão (opcional).

Deixe cozinhar no forno durante uns 10 minutos e quando vir que a gema endureceu é o momento de apagar e servir. Uma receita deliciosa e com poucas gorduras perfeita para nos ajudar a emagrecer. Experimente!

Receitas para emagrecer com espinafre - Espinafre com ovo

Hambúrguer de espinafre

Também pode usar o espinafre para emagrecer criando uma receita saciante, deliciosa e perfeita para as pessoas que sejam vegetarianas ou veganas. Usa-se leite, mas pode ser leite vegetal sem nenhum problema já que se usa apenas para conseguir uma textura mais cremosa da receita. Você precisará de:

  • 500 gramas de espinafre fresco
  • 2 dentes de alho
  • 1 ovo
  • Farinha de rosca
  • Farinha
  • Um pouco de leite (pode ser vegetal)
  • Sal
  • Azeite de oliva

O primeiro passo será pôr para ferver o espinafre em uma panela com água e sal; quando passar 10 minutos deverá retirar do fogo e escorrer bem para extrair o excesso de água. Ponha em um recipiente e reserve. A seguir, terá que descascar e picar o alho em pequenos pedaços e reservar.

Em um prato fundo terá que bater o ovo e, quando estiver bem batido, junte no recipiente onde está o espinafre. Mexa bem para que se integrem ambos ingredientes e agora pode acrescentar, se quiser, um pouco de azeite para que os hambúrgueres de espinafre fiquem mais cremosos. Para reduzir o excesso de líquido da massa terá que acrescentar farinha de rosca e misturar tudo.

Uma vez pronto, coloque a massa na geladeira e deixe repousar durante meia hora; depois retire e comece a dar forma a seus hambúrgueres. Acrescente um pouco de azeite em uma frigideira e quando estiver quente acrescente a massa para fritar por ambos lados. E está pronto!

Receitas para emagrecer com espinafre - Hambúrguer de espinafre
Imagem: recetascontiento.wordpress.com

Creme de espinafre

Uma receita light típica para fazer com esta verdura é o creme de espinafre. Trata-se de um prato muito simples de fazer, nutritivo e perfeito para tomar tanto quente na época do inverno quanto frio durante o verão. Ingredientes necessários:

  • 500 gramas de espinafre fresco
  • 60 ml de leite desnatado
  • Água
  • 1 cebola
  • Meio dente de alho
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta

O primeiro passo para fazer este prato consiste em descascar e picar a cebola e o alho em pedaços pequenos e, enquanto isso, pôr um pouco de azeite em uma frigideira; quando estiver quente, abaixe o fogo e mexa os ingredientes até notar que ficam dourados. Reserve.

Em uma panela à parte junte o espinafre com o alho e a cebola salteadas e acrescente um pouco de água até cobrir o espinafre; corrija o sal e deixe cozinhar no fogo durante uns 10 minutos aproximadamente. Depois terá que coar, guardando a água se quiser que o creme fique mais líquido.

Agora terá que misturar os ingredientes até formar uma massa homogênea; se quer que seja um pouco mais líquido só terá que juntar um pouco da água do cozimento e pronto. Se quer uma textura mais cremosa também pode verter um pouco de leite e continuar batendo para que se integre. Corrija o sal e acrescente um pouco de pimenta e pronto para saborear!

Receitas para emagrecer com espinafre - Creme de espinafre

Omelete de espinafre

Omelete de espinafre é também um prato muito nutritivo e com pouco teor calórico que serve perfeitamente para conseguir que se alimente sem consumir gorduras. Sua elaboração é muito simples e, em menos de 20 minutos, poderá usufruir de uma receita light perfeita para sua dieta. Você precisará de:

  • 500 gr. de espinafre fresco
  • 8 ovos
  • 1 dente de alho (opcional)
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta

O primeiro passo consiste em colocar para ferver o espinafre; para isso terá que jogar um pouco de água com sal em uma panela e pôr para ferver, quando entrar em ebulição, agregue o espinafre e deixe cozinhar durante 10 minutos. Enquanto isso, poderá aproveitar e picar o dente de alho, ponha um pouco de azeite em uma frigideira e salteie o alho em fogo baixo; quando notar que está dourado, retire.

Em um prato fundo parta os ovos e bata. Depois, tire o espinafre do fogo, escorra e pique para juntá-lo aos ovos. Coloque sal e pimenta e junte o alho frito. A seguir, volte a pôr um pouco de azeite na frigideira e quando estiver quente verta a mistura do omelete; quando estiver dourado, vire para que frite por ambos lados. E está pronto! Agora só tem que saborear um prato nutritivo e com poucas gorduras.

Receitas para emagrecer com espinafre - Omelete de espinafre

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas para emagrecer com espinafre, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: recetascontiento.wordpress.com
1 de 6
Receitas para emagrecer com espinafre