Ideias de receitas saudáveis

Receitas com aveia saudáveis

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Receitas com aveia saudáveis

A aveia é um cereal com muito poucas calorias e que oferece um importante teor de vitaminas e minerais muito benéfico para as funções vitais do nosso organismo. Por isso é um ingrediente excelente para incluir nas dietas destinadas à perda de peso, bem como para quem deseja aumentar o consumo de fibra ou repor a energia perdida depois de uma dura sessão de exercício físico. E para que possa usufruir dela de uma forma completamente saudável, no seguinte artigo de umComo mostramos a você diferentes receitas com aveia saudáveis para comer de forma um pouco mais saudável. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Receitas saudáveis na air fryer

Índice

  1. Aveia ao café da manhã
  2. Panquecas de aveia e mirtilos
  3. Água de aveia
  4. Sopa de aveia e vegetais
  5. Vitamina de aveia e banana

Aveia ao café da manhã

Uma opção clássica para um café da manhã saudável e energético é preparar uma xícara quente de leite com algumas colheres de flocos de aveia, e um pouco de canela em pó e açúcar a gosto. Agora, para usufruir de uma receita mais leve, nada melhor que substituir o leite de vaca por outro tipo de leite que seja vegetal, como por exemplo o leite de soja, de amêndoa, de arroz, etc., e o açúcar por um pouco de adoçante ou sacarina.

Só terá que misturar os ingredientes em uma panela, deixar que esquentem em fogo médio durante 10 minutos, e quando os flocos de aveia estiverem macios, a preparação já estará pronta para tomar. Polvilhe a canela por cima e adicione, se preferir, alguns pedaços de frutas, ficará delicioso!

Receitas com aveia saudáveis - Aveia ao café da manhã

Panquecas de aveia e mirtilos

Propomos a você outra receita saudável com a qual poderá usufruir ao máximo das propriedades da aveia: umas panquecas de aveia e mirtilos. Para prepará-las, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 50 g de farinha de aveia;
  • 1 xícara de mirtilos frescos;
  • 2 claras de ovo;
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural desnatado;
  • 1/2 colher de chá de fermento;
  • 1 colher de sopa de leite de amêndoa, ou qualquer outro tipo de leite vegetal;
  • Sal;
  • Adoçante a gosto.

Para preparar estas panquecas, primeiro misture em um recipiente a farinha de aveia, o fermento, uma pitada de sal e a quantidade de adoçante que quiser adicionar. Mexa todos os ingredientes com um batedor e, de seguida, adicione as claras de ovo, o leite de amêndoa e o iogurte. Volte a mexer e quando obtiver uma mistura homogênea, incorpore os mirtilos previamente lavados.

Agora, só terá que ir vertendo a massa em uma frigideira com umas gotas de óleo para criar as panquecas. Cozinhe-as durante 2 minutos de cada lado e pronto!

Receitas com aveia saudáveis - Panquecas de aveia e mirtilos

Água de aveia

E para os que desejam introduzir a aveia em sua dieta de emagrecimento, nada melhor que preparar uma deliciosa água de aveia, e tomá-la em jejum e ao meio da tarde. Para sua elaboração, só precisa reunir 1 xícara de flocos de aveia e 3 l de água mineral, ainda que também possa adicionar um pouco de canela para aromatizar ou um pouquinho de adoçante para deixá-la um pouco doce.

Descubra no artigo Como fazer água de aveia o passo a passo da receita completa.

Sopa de aveia e vegetais

Não podemos preparar apenas receitas com aveia para o café da manhã, pois este cereal também pode ser incluído em pratos quentes como sopas ou cremes. Ensinamos a você uma forma muito simples de fazer uma sopa saudável à base de aveia e alguns vegetais. Você precisa de:

  • 1 l de caldo de verduras sem gordura;
  • 4 colheres de sopa de aveia;
  • 1 abobrinha;
  • 1 talo de aipo;
  • 1 cenoura;
  • 1 alho-poró;
  • Sal e pimenta.

Corte todos os vegetais em pedaços pequenos e adicione-os a uma panela com o caldo de verduras. Deixe que todos fervam em fogo médio durante uns 20 ou 30 minutos e, no final do cozimento, adicione os flocos de aveia e espere mais uns minutos para que amaciem. Depois, sal e pimenta a gosto e pronto!

Vitamina de aveia e banana

Por último, outra receita com aveia que pode fazer é fazendo uma vitamina como a que mostramos a você a seguir, que combina a aveia com o sabor da banana. Esta bebida é excelente para tomar no café da manhã, no lanche ou após um duro treinamento físico, pois trará a você toda a energia e força que precisa.

Se quer saber como preparar, descubra a receita completa no artigo Como fazer uma vitamina de aveia e banana.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas com aveia saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Receitas com aveia saudáveis