Os melhores alimentos para diabéticos

Quais as melhores frutas para diabéticos

Quais as melhores frutas para diabéticos

A diabetes é uma doença crônica em que o paciente apresenta resistência à insulina, a qual produz em poucas quantidades e em alguns casos manifestam-se inclusive ambos os quadros, por isso o consumo de açúcar deve ser bastante regulado. Muitos pacientes se perguntam se é recomendável a ingestão de frutas, por isso no umCOMO vamos esclarecer suas dúvidas mostrando-lhe quais as melhores frutas para diabéticos para as incluir no seu cardápio sem medo.

Também lhe pode interessar: Como deve ser a alimentação de diabéticos

Índice

  1. Frutas permitidas para diabéticos
  2. Frutas proibidas para diabéticos
  3. Melhor forma de consumir frutas

Frutas permitidas para diabéticos

Para seguir uma alimentação saudável as frutas são essenciais, pois elas contêm minerais, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que o nosso organismo precisa. Mas como as frutas contêm frutose, um açúcar natural, é normal as pessoas com diabetes se questionarem sobre o seu consumo. Mas o que você tem que perceber é que você não precisa deixar de comer frutas porque elas têm frutose e você é diabético, você deve continuar a sua ingestão, porque as frutas são importantes para a sua saúde, desde que com moderação. O único cuidado que você deve ter é na escolha das frutas, optando por aquelas com menos quantidade de açúcar e que beneficiem mais sua saúde, por fornecerem nutrientes e antioxidantes. Então as frutas mais recomendadas para diabéticos são as seguintes:

  • Abacate: o abacate é uma excelente fruta para diabéticos, rico em vitaminas E, A, C e B6, o abacate prolonga a sensação de saciedade e a digestão dos alimentos, para além de aumentar o colesterol bom. É rico em gorduras saudáveis e tem pouco açúcar, porém é uma fruta bastante calórica, por isso deve ser consumida com moderação. Cada colher de sopa de abacate amassado contém cerca de 80 calorias.
  • Maçã: esta é uma das frutas que mais se destaca entre as frutas recomendadas para diabéticos, pois a maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia e ajuda a diminuir o colesterol ruim. Além disso, a maçã é rica em vitaminas B, C e E e antioxidantes. É uma fruta pouco calórica, sendo que 100 g possuem 52 calorias.
  • Abacaxi: outra das melhores frutas para diabéticos, pois é rico em ácido fólico, cálcio, potássio, vitamina A, sódio, fósforo, magnésio, betacaroteno, cloro e enxofre. O abacaxi auxilia na digestão de proteínas, para além de ajudar a controlar os níveis de colesterol e ter propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antivirais. Cerca de 100 g de abacaxi contêm 50 calorias.
  • Pêssego: esta fruta tem um alto teor de fibra, antioxidantes e vitaminas, especialmente vitamina C. O pêssego possui um baixo índice glicêmico e é ótimo para ajudar a eliminar as toxinas do organismo. Para além disso, contribui para a saúde da pele e preveni doenças relacionadas à obesidade como a diabetes. Cerca de 100 g de pêssego contêm 39 calorias.
  • Goiaba: uma excelente opção para diabéticos, pois a goiaba possui um baixo índice glicêmico. É rica em fibras, antioxidantes e vitaminas que ajudam na prevenção de picos de açúcar no sangue. Cerca de 100 g de goiaba contêm 68 calorias.
  • Pera: rica em minerais, vitaminas e fibras que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, para além de ajudar a diminuir o colesterol ruim e melhorar a saúde digestiva. A pera é uma fruta com baixo índice glicêmico, cerca de 100 g de pera contêm 57 calorias.
  • Amora: é outra das frutas liberadas para diabéticos, uma vez que contém compostos que aceleram a produção e liberação de insulina. Para além disso, a amora melhora a circulação, auxilia no controle da pressão arterial e tem ação anti-inflamatória. Cerca de 100 g de amora contêm 43 calorias.
  • Mirtilo: rico em antioxidantes e vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres que são produzidos em maior quantidade pelos diabéticos. O blueberry ajuda a prevenir doenças como o câncer, mal de Alzheimer, doenças cardíacas, entre outras. Cerca de 100 g de mirtilo contêm 57 calorias.
  • Laranja: são a fonte mais conhecida de vitamina C e outra das frutas permitidas para diabéticos. Por serem ricas em fibra ajudam a manter controlados os níveis de açúcar no sangue e, a diminuir o colesterol ruim. Para além disso, as laranjas protegem de infeções e melhoram o sistema imunológico. Cerca de 100 g de laranja contêm 52 calorias.
  • Uvas: tanto as vermelhas como as verdes contêm antioxidantes. As uvas ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a diminuir o colesterol ruim no sangue. Cerca de 100 g de uvas contêm 67 calorias.
Quais as melhores frutas para diabéticos - Frutas permitidas para diabéticos

Frutas proibidas para diabéticos

Existem algumas frutas que devem ser evitadas ou consumidas com moderação por diabéticos, por conterem menos fibras ou mais carboidratos. As principais frutas que deve evitar são as seguintes:

  • Banana
  • Figo
  • Tamarindo
  • Caqui
  • Açaí
  • Jaca
  • Pinha

Melhor forma de consumir frutas

A melhor forma de consumir frutas é com casca, sempre que possível, evitando os sucos. Lembre-se que os sucos contêm mais açúcar e menos fibras, logo são absorvidos mais rapidamente aumentando os níveis de açúcar no sangue. A dose diária recomendada para diabéticos é de 3 a 5 porções por dia.

Algo que você pode fazer para evitar o aumento da glicemia, é consumir as frutas juntamente com outros alimentos ricos em fibras. Sendo assim, você pode consumir fruta com aveia em flocos, biscoito integral ou como sobremesa.

Saiba mais sobre como deve ser a alimentação de diabéticos neste outro artigo.

    Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as melhores frutas para diabéticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

    Escrever comentário

    O que lhe pareceu o artigo?
    7 comentários
    A sua avaliação:
    Márcio
    O diabético do tipo 2 pode ingerir melancia?
    KATIA REGINA VIGANON
    GOSTEI MUITO DE SABER QUE NÃO VOU PASSAR FOME , TEM MUITAS FRUTAS PARA EU COMER .
    Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
    Oi Katia! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando os nossos artigos :)
    A sua avaliação:
    ROBERTO PIMENTA LEITE
    QUAL AS FRUTAS QUE POÇO COMER TENHO DIABETICO
    sioni sanches
    estou entrando num diabetico pós cirurgico qual a fruta que posso comer?sem receio
    Nair Tortorelli
    minha Mãe esta anemica e a diabete dela subiu bastante, como tratar os dois ao mesmo tempo com alimentação saudavel. Aguardo Resposta
    Donatilia da silva
    Eu posso chupar laranja ou tomar o suco dela.em quantidade elevada
    jorge luis de andrade
    a melancia eu posso comer minha diabetico e tipo2 faco uma hora de caminhada tds os dias e nataçao dia sim otro nao, mais como sempre um pouco de arroz e um pouco de feijao e prejudicial para mim posso comer sim ou nao, ee mt salada de alface tomate pipino cebola agriao e mais gosto mt de salada , agurado resposta e tenho andado meio fraco para fazer relaçao com minha amorada tem algum remedio indicado para isso tenho 63 anos mais mt sarado ,pos malho mt um abraço .
    1 de 2
    Quais as melhores frutas para diabéticos