PARTILHAR

Quais os benefícios do mel

Quais os benefícios do mel

O mel tem muitas propriedades nutricionais e terapêuticas. Exerce uma espetacular ação positiva sobre o organismo. Hipócrates, considerado o pai da medicina, já elogiou, há quatro séculos antes de Cristo, os poderes terapêuticos e o fato de servir para curar infeções de pele, úlceras, cortes e queimaduras. Pode ser usado exteriormente pelas suas propriedades antimicrobianas e antissépticas. Também se usa na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, etc.) em virtude das duas qualidades astringentes e suavizantes. Continue lendo este artigo de umComo no qual lhe explicamos quais os benefícios do mel.

Também lhe pode interessar: 5 formas de verificar a pureza do mel
Passos a seguir:
1

O mel é um alimento bastante energético, uma vez que a sua composição é basicamente açúcar (mais de 60%), principalmente fructose e glucose. O seu valor calórico aproximado é de 300 calorias (1254 KJ) por cada 100 g. Contém também hidratos de carbono, enzimas, aminoácidos, ácidos orgânicos, minerais, substâncias aromáticas, pigmentos, ceras e polifenóis que lhe dão diferentes aromas, sabores e propriedades benéficas.

Quais os benefícios do mel - Passo 1
2

Mas os benefícios do mel não são apenas a nível alimentar, o mel é também um produto ideal para temas de saúde como, por exemplo, ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. O mel consegue equilibrar a frutose e a glicose fazendo com que a primeira seja recrutada pelo fígado para se transformar em glicogênio, um componente que ajuda a melhorar o funcionamento dos órgãos vitais como o coração, o cérebro e os rins. Com isto, consegue-se que a glicose diminua no sangue e, portanto, seja apta para pessoas com diabetes.

3

Outro dos benefícios do mel é que estimula o sistema imunológico do nosso organismo, graças às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, algo que reforça as nossas defesas e nos mantém protegidos perante agentes externos. Além disso, estes efeitos não se obtêm apenas quando se toma por via oral como também se o usarmos de forma tópica podemos beneficiarmo-nos disso e melhorar condições de pele como feridas, cicatrizes e inclusive acne. Neste artigo de umComo contamos como usar o mel para a acne uma vez que lhe ajudará a desinfetar a pele, a fechar as feridas e a se hidratar.

Quais os benefícios do mel - Passo 3
4

Outra das propriedades do mel é que nos ajuda a emagrecer, uma vez que este ingrediente tem uma absorção lenta, ou seja, queima-se muito mais facilmente que outros produtos doces uma vez que as suas calorias se usam como energia. Este é o motivo pelo qual se aconselha tomar mel durante a primeira metade do dia pois a nossa atividade física é maior a partir da tarde.

Além disso, graças ao seu sabor, o mel ajuda a diminuir a vontade de comer doces conseguindo que nos sintamos saciados durante mais tempo e sem a repercussão no nosso corpo que os produtos doces ou açucarados oferecem.

Quais os benefícios do mel - Passo 4
5

Também é uma opção perfeita para conseguir lutar contra a insônia. Isto é porque o mel contém propriedades calmantes que ajudam a relaxar o nosso corpo, a reduzir os níveis de ansiedade e de estresse metabólico. Por este motivo, uma xícara de leite com mel à noite pode ser uma opção perfeita para descansar melhor mas, lembre-se que se quiser perder peso esta pode ser uma opção contraproducente.

Quais os benefícios do mel - Passo 5
6

Outro dos benefícios do mel é que ajuda a melhorar a digestão, uma vez que se trata de um alimento probiótico rico em oligossacarídeos, componentes que aumentam a flora bacteriana de forma natural conseguindo, assim, que as digestões sejam muito mais fáceis e, além disso, nos protege ainda mais perante ataques de agentes externos como vírus estomacais ou infeções gastrointestinais.

Quais os benefícios do mel - Passo 6
7

Ao ajudar-nos a melhorar a digestão, isso também se irá traduzir em outro benefício para o nosso corpo: melhora o trânsito intestinal. Por este motivo, o mel é também um bom remédio natural para a prisão de ventre uma vez que também é rico em fructooligosacáridos (FOS), componentes que quando chegam ao cólon atuam como se fossem fibra vegetal, ou seja, conseguem aproveitar a água do corpo para aumentar os excrementos e também fazer com que os intestinos se mexam mais rapidamente.

8

Outra das propriedades do mel é que melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que é um produto que ajuda a absorver e fixar o cálcio, mineral imprescindível para que os neurônios cerebrais funcionem corretamente uma vez que são os responsáveis por originar a rede elétrica, que faz com que exista a comunicação neuronal. Quando estamos com os níveis de cálcio em baixo, o nosso órgão notará isso e a capacidade do nosso cérebro será diminuída.

Quais os benefícios do mel - Passo 8
9

Também devemos falar dos benefícios do mel para a pele, uma vez que são muitos e variados. Em termos gerais, o que mais se destaca deste ingrediente é a sua capacidade para hidratar as camadas mais profundas da pele, é por isso, que se trata de um remédio perfeito para peles secas ou danificadas. Mas, não é apenas recomendável por este aspeto mas também há muitos outros benefícios que explicamos de seguida:

  • Limpeza profunda: o mel contém enzimas naturais que são perfeitas para nos ajudar a limpar a nossa pele e a eliminar as toxinas acumuladas.
  • Esfoliante natural: graças ao seu conteúdo em açúcares (frutose, glicose, etc), o mel ajuda a desobstruir os poros que estão obstruídos e conseguir uma limpeza total da pele.
  • Anti-idade: ao conter antioxidantes, o mel é perfeito para poder atrasar o envelhecimento da pele e evitar as rugas prematuras (graças também ao seu poder hidratante).
Quais os benefícios do mel - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Carlos
Interesso muito quando o assunto é abelhas e seus produtos. Gostaria de receber publicações.
Quais os benefícios do mel
1 de 8
Quais os benefícios do mel

Voltar ao topo da página ↑