Cozinhar um bolo

Como usar papel manteiga

Como usar papel manteiga

A culinária é uma arte que requer muitos truques para que os pratos saiam perfeitos, e uma das principais cartas que você pode ter na manga ao preparar suas receitas é usar o papel manteiga, já que ele é muito versátil e uma verdadeira mão-na-roda quando se trata de preparações culinárias. Você quer preparar receitas e não correr o risco de bolos e outros alimentos grudarem na forma, jogando fora todo seu tempo e trabalho? Para dar uma forcinha na hora de preparar deliciosos pratos, o umCOMO vai dar algumas dicas de como usar papel manteiga para os seus preparos gastronômicos.

Também lhe pode interessar: Como tirar cheiro de alho da mão

Índice

  1. Quando usar papel manteiga
  2. Como usar papel manteiga
  3. Dicas e truques com o papel manteiga

Quando usar papel manteiga

Todo o mundo que se dedica à culinária já deve ter ouvido falar do famoso papel manteiga e muitas pessoas provavelmente fizeram uso desse produto. Ele basicamente serve para evitar que o alimento grude na forma em que é assado, para quando você for desinformar o alimento saia em perfeito estado. Contudo, apesar de seu uso ser relativamente simples, algumas questões ainda surgem. Confira:

Papel manteiga precisa untar?

A resposta para essa pergunta é não. O papel manteiga é um substituto prático da manteiga e do óleo, comumente usados para untar formas e demais recipientes que vão receber alimentos que podem aderir ao material. Por consequência, o produto facilita a limpeza dos utensílios domésticos, já que você não vai precisar ficar esfregando incessantemente a forma ou assadeira para remover o que ficou grudado durante o processo de cozimento.

Além disso, é importante ressaltar que existem tipos diferentes do papel manteiga:

  • O papel de manteiga em rolo, encontrado facilmente em mercados, e que tem preço mais baixo;
  • O papel manteiga em folhas, o qual geralmente é encontrado apenas em lojas especializadas em produtos para culinária e confeitaria.

As folhas de manteiga costumam ser mais eficientes, uma vez que são mais grossas (isto é, possuem maior gramatura) e também possuem uma camada antiaderente, evitando que grude nos alimentos. Esse tipo de papel manteiga tem uma camada brilhosa, referente à parte que evita grudar.

Quem tem experiência com os papéis manteiga explica que o de rolo não possui essa camada brilhosa, facilitando que se grude aos alimentos. Além do óleo e da manteiga, outras formas de evitar que o alimento grude na assadeira é usando os chamados tapetes de teflon e silicone. São opções mais caras por serem reutilizáveis e, por consequência, mais duráveis.

Apesar de não ser reciclável, o papel manteiga se degrada naturalmente, sendo que esse processo pode ser acelerado usando uma composteira e picotando o papel.

Qual o lado certo do papel manteiga?

Frequentemente nos deparamos com a dúvida: "papel manteiga, qual lado usar?". Diferentemente de outros papéis usados na cozinha, como o papel alumínio, não há lado certo para usar o papel manteiga. Você pode optar por usar a parte de dentro do papel (a que fica em contato com o rolo), mas apenas por uma questão de higiene, já que esta não fica exposta ao ambiente externo nem ao contato com nossas mãos.

Confira outras dicas culinárias em nosso tópico Técnicas para cozinhar.

Como usar papel manteiga - Quando usar papel manteiga
Imagem: grifedacasa.wordpress.com

Como usar papel manteiga

Embora existam diferentes maneiras de preparar alimentos sem que eles grudem aos seus respectivos recipientes, quando se opta pelo papel manteiga é importante saber como usá-lo, para que ofereça o melhor resultado na cozinha.

Como usar o papel manteiga na forma

Uma dica essencial de como usar papel manteiga, no caso do produto em rolo, é cortá-lo do tamanho do fundo da assadeira. Para evitar que ele grude, um truque é colá-lo no fundo da forma fazendo uso de um pincel com manteiga derretida. Se você for adepta a uma dieta que não usa produtos animais, substitua a manteiga por algum óleo vegetal.

Não é preciso passar por todo o fundo, o contorno da borda e dois riscos em formato de “X” são suficientes. Também é preciso saber em quais preparos funciona melhor usar cada tipo de papel manteiga.

Os de rolo se adaptam melhor às receitas com chocolate puro, como as moedinhas de chocolate. Outra dica de como usar papel manteiga, independente do tipo que for utilizado, é forrar também as paredes da assadeira, no caso de bolos que cubram todo o recipiente.

Como colocar papel manteiga na forma

Para forrar uma assadeira redonda a dica é dobrar o papel manteiga em quatro partes. Depois, segurá-lo pelo seu centro (o vértice, centro do quadrado) e dobrá-lo na diagonal, formando um triângulo.

Após repetir o procedimento algumas vezes, coloque o papel no centro da forma e assente-o ao seu fundo, além de cortar as bordas, para encaixar na assadeira.

Para formas retangulares, é mais fácil colocar o papel manteiga. Basta colocar a assadeira sobre o papel e marcar com um lápis o seu tamanho. Depois, recorte, lembrando-se de fazer o recorte um pouco maior para as laterais da forma.

Como usar papel manteiga na forma para assar bolo

Como dissemos anteriormente, o papel manteiga é um substituto à manteiga ou óleos para untar as formas e evitar que os alimentos grudem. No caso dos bolos, esse processo é fundamental.

Como untar forma com papel manteiga? É muito simples! Você deve apenas cortar um pedaço de papel que seja suficientemente grande para cobrir toda a forma e lembrar de deixá-lo bem junto à forma para não deixar marcas na superfície do bolo.

Para além disso, usar papel manteiga para assar bolos apresenta algumas vantagens, como por exemplo:

  • Se sua forma for de alumínio, que absorve calor muito rápido, o papel manteiga evita que o bolo queime, já que forma uma base protetora;
  • Ao esfriar, o papel manteiga ajuda a preservar a umidade do bolo.

Gosta da versatilidade do papel manteiga? Confira no umCOMO outros 13 truques culinários para facilitar sua vida.

Como usar papel manteiga - Como usar papel manteiga
Imagem: escrevendoabobrinhas.com

Dicas e truques com o papel manteiga

Muito se engana quem pensa que a utilidade do papel manteiga está restrita às questões culinárias. Confira algumas dicas e truques com papel manteiga que podem ser de grande valia nas mais diversas situações:

  • Use o papel manteiga para fazer origamis. Nosso artigo Como fazer um barquinho de papel pode ser um bom lugar para começar!
  • Use o papel manteiga para polir torneiras;
  • Faça um funil improvisado com papel manteiga: basta cortar um pedaço do papel e enrolá-lo até formar o sólido geométrico cone;
  • O papel manteiga pode substituir uma rolha de vinho perdida. Basta separar um pouco de papel e amassar até obter o formato e a densidade similar ao da rolha;
  • Utilize o papel manteiga para cobrir os alimentos antes de levá-los ao micro-ondas, evitando assim que o aparelho fique sujo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar papel manteiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • DICAS DE CASA E RECEITAS DA DONA PERFEITINHA. Qual o LADO CERTO do PAPEL MANTEIGA? E outras dicas muito úteis. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l7hQ9sgi8UE>. Acesso em 24 de abril de 2020.
  • SCARCELLI EMBALAGENS. O Que é e Para Que Serve o Papel Manteiga. Disponível em: <https://scarcelli.com.br/o-que-e-e-para-que-serve-o-papel-manteiga/>. Acesso em 24 de abril de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
luiz antonio jordao
posso usar para fazer pão italiano
A sua avaliação:
Catarina
Gostaria de saber se tem que passar azeite no papel manteiga pra assar pão pra não grudar
A sua avaliação:
Margot
Nunca mais uso papel manteiga. Gruda e nao tem reza que tire. Um inferno.
katia diniz
pode reaproveitar o papel depois de assar os suspiros vou assar mais
A sua avaliação:
Alcilene
Usei o papel Manteguito da Kentinha para assar pão de batata doce, grudou tudo.
Rosangela Del Negro
Usei papel manteiga para assar massa folhada e grudou tudo...não consegui tirar tudo.
A sua avaliação:
Eliane
Usei papel manteiga para assar bolo, não grudou na forma porem o bolo ficou grudado no papel, quase perdi a receita, o que devo fazer ?
Sandra Maria Aprígio Da Silva
Podemos usar papel manteiga em qualquer tipo de bolo? Ou em outros tipos de alimentos?
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Sim pode usar o papel manteiga não apenas em bolos, mas também em outras receitas. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
eliane
eleserveparacozinharcarnes?
Imagem: grifedacasa.wordpress.com
Imagem: escrevendoabobrinhas.com
1 de 3
Como usar papel manteiga