Outros Frutas e verduras

Como saber se a azeitona está estragada

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se a azeitona está estragada

A azeitona é provavelmente dos alimentos mais versáteis que existem, sendo possível comer ela simplesmente crua, acompanhando uma salada ou até num prato de carne ou peixe, se preferir pode mesmo cortar em pequenos pedaços para uma pizza ou juntar com um queijo feta e servir como aperitivo. Como é normal, se comprarmos jarros de azeitonas vamos ter de guardar eles porque não conseguimos comer tudo de uma vez, mas acontece que por vezes eles ficam esquecidos e os meses vão passando. Quando encontramos a azeitona ao fim de tanto tempo resta apenas uma dúvida: será que está boa? Na continuação desse artigo do umComo vamos ensinar como saber se a azeitona está estragada para poder colocar na salada.

Também lhe pode interessar: Como saber se a cenoura está estragada

Índice

  1. Verifique a data de validade
  2. Sinta o cheiro
  3. Verifique a textura
  4. Atenção ao frasco

Verifique a data de validade

A primeira coisa a fazer é verificar a data de validade, geralmente os jarros de azeitona têm no rótulo uma data que fala "consumir de preferência antes de...", isso significa que até aquela data a azeitona está muito boa para consumir, e que depois daquela data embora possa estar boa, corremos riscos em consumir ela. Essa indicação do rótulo fala em preferência e não em limite, o que indica que a azeitona ainda dura mais tempo boa após essa data mas isso depende de caso para caso. Contudo se tiver sido guardada num local com temperatura constante (abaixo dos 25 graus Celsius) e fechada hermeticamente num frasco então ela irá aguentar um bom tempo sem apodrecer.

Como saber se a azeitona está estragada - Verifique a data de validade

Sinta o cheiro

Se tiver dúvidas quanto ao estado da azeitona basta cheirar o aroma que vem do frasco que guardou. Geralmente elas começam a ter um cheiro mau e azedo quando estão estragadas, bem diferente do cheiro inicial em que quase sentimos o aroma do azeite de oliva.

Verifique a textura

A azeitona quando está estragada começa a ficar meio pastosa e se desfazendo facilmente. Além disso pode começar a criar um pouco de bolor na azeitona, assim como uma mudança de cor notável.

Como saber se a azeitona está estragada - Verifique a textura

Atenção ao frasco

Uma outra forma de saber se a azeitona está estragada é olhar para a tampa do frasco. Geralmente, e por questões de segurança, a tampa do frasco tem uma característica para ajudar a saber se o conteúdo está estragado, ela faz um barulho parecido com um som "pop". Se assim não for então é porque o selo foi comprometido e a azeitona foi exposta ao exterior, logo é bem fácil que esteja estragada. Se o frasco aparentar estar fechado e a tampa, no centro, apresentar uma forma arredondada e inchada é porque o frasco não estava bem cerrado e por sinal o que estava dentro está agora estragado.

Como saber se a azeitona está estragada - Atenção ao frasco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a azeitona está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se a azeitona está estragada