Chá gelado

Como preparar chá gelado

Como preparar chá gelado
Imagem: columgateam.com

Ainda que cada receita de chá gelado tenha suas próprias particularidades dependendo da variedade escolhida ou dos ingredientes que o acompanham, todas elas compartilham de um modo de fazer similar. Neste artigo de umComo explicamos a você passo a passo como preparar chá gelado, com o qual conseguir combater o calor da forma mais refrescante e saudável.

Também lhe pode interessar: Como fazer chá gelado

Passos a seguir:

1

Prepare todos os ingredientes que vai utilizar, bem como os utensílios que precisará, sobretudo se vai recorrer a uma jarra especial para chá frio, o que facilita bastante os processos porque praticamente tudo pode ser realizado nela.

2

Coloque a água para ferver, mas calculando aproximadamente ¾ partes do que habitualmente utiliza para seu chá quente. A intenção é que a mistura de chá gelado saia mais forte do que o habitual. Depois verá porquê.

3

Acrescente o chá quando a água tiver atingido a temperatura que marca a variedade que vai preparar (na embalagem costuma aparecer) e o deixe em infusão também durante o tempo marcado. É muito melhor que o chá seja a granel e que depois o retiremos através de filtro ou coador: as folhas inteiras ou pedaços grandes conservam melhor as propriedades que os preparados em saquinhos.

4

Passado esse tempo, tem que deixar o chá esfriar até que atinja mais ou menos a temperatura ambiente. Este é o momento ideal para acrescentar o açúcar, no caso de que se queira adoçar, pois mais adiante será mais difícil de dissolver.

5

Introduza na geladeira durante pelo menos duas horas. Pouco antes de servir é o momento ideal para acrescentar outros ingredientes que aromatizem o chá gelado: hortelã, frutas, limão, etc.

6

Serva em copos bem cheios de cubinhos de gelo. Ao derreterem, estes 'aguarão' a mistura do chá gelado; por isso era importante preparar o chá com ¾ da água habitual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar chá gelado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Denise
Com está matéria aprendi agora a preparar chá gelado,para ficar com sabor intenso.
Detesto chás ralos com gosto de água suja !
José Tadeu Santos Oliveira
Para um litro de água, qual a quantidade de Moringa triturada deve ser usada.
Filipe vieira pereira
Quero saber os benefícios da semente de moringa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Filipe! Pode conferir todos os benefícios da moringa neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-beneficios-da-moringa-18972.html
Imagem: columgateam.com
Como preparar chá gelado