Técnicas culinárias

Como fritar mandioca

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fritar mandioca
Imagem: pollotropicalhn.com

A mandioca é um tubérculo popularmente utilizado na cozinha latino-americana, africana e asiática. Trata-se de um alimento muito nutritivo e versátil que admite diversas preparações, sendo ideal para acompanhar diferentes carnes e também como prato de entrada se quiser usar para fazer bolinhos ou croquetes. Não há dúvida de que a sua apresentação frita é das mais populares e deliciosas, por isso em umComo.com.br ensinamos a você como fritar mandioca para que fique crocante e muito saborosa.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar mandioca

Passos a seguir:

1

A mandioca frita é um prato ideal para servir como entrada, acompanhada de qualquer molho de sua preferência, por exemplo de abacate, ou ainda acompanhando diferentes pratos, principalmente os de carnes grelhadas. Se você gosta deste tubérculo, não deixe de experimentar esta receita.

2

A primeira coisa que deve fazer para fritar mandioca é lavar e descascar. Tanto o tubérculo como a sua casca são bastante duras, portanto é recomendável usar um descascador de batatas, deste modo será mais rápido.

Quando já tiver descascado tudo, deverá cortar em palitos com a espessura desejada. Lembre-se que não é conveniente cortar muito fino, pois o processo de ferver poderia ficar mais difícil.

3

Coloque uma panela de água para ferver e, quando tiver chegado ao ponto de ebulição, adicione a mandioca e um pouco de sal. Devido à dureza deste alimento, antes de fritar deverá cozinhar um pouco primeiro. Mantenha o cozimento da mandioca pendente, pois ela deve ficar macia mas sem quebrar.

4

Quando a mandioca estiver pronta, coe a água e deixe esfriar. Não deve mexer nela quente, pois assim é provável que quebre. Quando tiver esfriado um pouco, revise cada pedaço da mandioca retirando a fibra central, neste caso, dos pedaços que ainda a conservam, pois assim será bem mais fácil e delicioso de comer.

5

Após todos estes passos é hora de fritar a mandioca. Coloque uma panela para esquentar com bastante óleo e, quando estiver quente, adicione pouco a pouco os palitos de mandioca e deixe fritar até que fiquem bem dourados.

Retire e coloque por alguns segundos sobre papel de cozinha para eliminar o excesso de óleo. Sirva a sua mandioca frita, de preferência quente e acompanhada do molho ou da carne que mais gostar.

6

Fritar mandioca é a forma ideal de desfrutar dessa porção de mandioca cozida que sobrou em casa, reaproveitando e servindo de uma forma deliciosa e diferente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fritar mandioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pollotropicalhn.com
Como fritar mandioca