Faça o seu próprio vinho

Como fazer vinagre caseiro com vinho branco

Como fazer vinagre caseiro com vinho branco

Em primeiro lugar separe um recipiente ou "vinagreira" para recolher os restos de vinho e o vinagre. Verifique se a temperatura do lugar onde vai estar a vinagreira chega aos 20ºC aproximadamente. Fazer vinagre caseiro a partir do vinho branco é um processo parecido ao vinagre normal, só que o vinho será branco mas sempre de qualidade.

Também lhe pode interessar: Como fazer vinagre em casa

Passos a seguir:

1

Comece por preparar uma mistura com 50% de vinho e vinagre natural procedente de vinho em um recipiente ou na mesma vinagreira, mas nunca hermeticamente fechado para que o oxigênio favoreça o desenvolvimento das bactérias acéticas. Também é possível começar o processo só com vinho, mas neste caso o tempo para a obtenção do vinagre será bem mais longo.

2

Com a mistura, após três ou quatro meses, ou até menos, você observará na superfície do líquido um filme grosso e viscoso. É a "mãe" do vinagre. Isso indica que as bactérias acéticas começaram a trabalhar, mas deverá esperar aproximadamente 15 dias par obter o primeiro vinagre, o qual poderá ficar mais ou menos tempo com a mãe até obter o aroma e sabor desejados.

3

Uma vez obtido o vinagre, extraia a quantidade desejada pela parte inferior da vinagreira e encha por cima com a mesma quantidade, melhor com um funil, com os fundos de garrafas de vinho restante, tentando, a todo momento, respeitar a integridade da "mãe".

4

Com os fundos de garrafas de vinhos com corpo, você obterá um vinagre com maior sabor, enquanto que, se o vinho for branco, delicado e de qualidade, o vinagre será mais suave e perfumado. Você também pode obter um vinagre, misturando vinhos brancos, rosados e tintos ou com vinhos de uma só região, ou os elaborados com uma só variedade de uva.

5

Mas lembre-se de que para conseguir um bom vinagre, você deve usar sempre bons vinhos brancos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vinagre caseiro com vinho branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • O vinho branco dará um gosto mais delicado e de qualidade ao vinagre.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Claudia Cunha.
Olá, gostaria de saber como faço para armazenar o vinagre depois de pronto e qual o seu tempo de duração e também como faço para fazer o vinagre de maçã? Se coloco a maçã junto com a base Mãe? deixo lá por quanto tempo? Troco de quando, em quanto tempo? Enfim tudo que for possível. Obrigada, Claudia. 27/03/2014.
Como fazer vinagre caseiro com vinho branco