Sobre carnes e aves de criação

Como fazer uma tábua de frios

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma tábua de frios

A tábua de frios é esse prato especial ao qual poucos conseguem resistir. Quando recebe amigos ou simplesmente quando não tem tempo ou vontade de cozinhar, mas deseja comer algo gostoso, a tábua de frios é uma excelente opção, e além de tudo deliciosa. Se não sabe como montar uma, continue lendo este artigo de umComo em que vamos explicar para você como fazer uma tábua de frios.

Também lhe pode interessar: Como fazer peru assado recheado para o Natal

Índice

  1. Quantos gramas de embutido por pessoa?
  2. Embutidos para uma tábua de frios
  3. Queijos para uma deliciosa tábua
  4. Acompanhamentos para a tábua
  5. Molhos para a tábua de frios
  6. Pão para a tábua de frios
  7. Bebidas para a tábua de frios

Quantos gramas de embutido por pessoa?

A primeira coisa que deve considerar na hora de preparar uma tábua de frios é a quantidade de pessoas que vão comer. Para uma tábua que substitua um jantar ou almoço, deve calcular aproximadamente 250 gramas por pessoa; mas se for apenas um prato de entrada, 120 gramas já será suficiente. Outra coisa que deve considerar é a escolha de produtos de boa qualidade, já que a diferença entre - por exemplo - um salame bom e um regular é muito grande, tanto para o paladar como para o estômago dos convidados. Isso pode ser simples se perceber do assunto, mas se não for um grande conhecedor, pode obter ajuda nas lojas de comidas especializadas. De seguida, deixamos-lhe as melhores sugestões para preparar uma boa tábua de frios, com uma variedade de produtos e sabores diferentes.

Como fazer uma tábua de frios - Quantos gramas de embutido por pessoa?

Embutidos para uma tábua de frios

Pode escolher entre presunto cozido, presunto cru, salame picado fino e grosso, mortadela, bacon, lombo defumado, linguiça. Os frios podem ser cortados em fatias, rodelas ou quadrados, e colocados em forma de leque sobre uma tábua de madeira. Para além destes embutidos, poderá adicionar também salames ou chouriços.

Como fazer uma tábua de frios - Embutidos para uma tábua de frios

Queijos para uma deliciosa tábua

Os queijos não podem faltar em nenhuma tábua de frios! A ideia é tentar misturar diferentes tipos de queijo: queijo duro, semiduro, macio, azul, de cabra e/ou os queijos para untar. Os melhores queijos para uma tábua de frios e, portanto, aqueles que não podem faltar são: roquefort, mussarela, brie ou camembert e gruyère.

Como fazer uma tábua de frios - Queijos para uma deliciosa tábua

Acompanhamentos para a tábua

Azeitonas: Verdes e pretas, se possível, as maiores. Alguns preferem com caroço, outros recheados com pimentão, faça como gostar mais.

Snacks: Alguns dizem que uma boa tábua de frios não inclui snacks, mas não posso deixar de fora umas boas batatinhas fritas de pacote e o amendoim salgado (seja com ou sem casca). Agora, se alguma vez comeu uma tábua de frios com batatas fritas "de verdade" com ketchup, permita-me dizer que você entende do assunto.

Ingredientes especiais: Para dar maior variedade à tábua de frios é uma excelente ideia adicionar coisas novas e estranhas como tomates secos, frutos secos (nozes, amêndoas, pistaches, etc.), anchovas ou sardinhas, picles, cogumelos, pimentão assado e ovos cozidos.

Molhos para a tábua de frios

Os molhos são ideais para acompanhar os frios. Algumas opções são: patê de azeitonas verdes ou pretas que recomendamos preparar com maionese suave e gotas de limão, ou também patê de tomate seco ou patê defumado de cogumelo, além dos preparados com partes iguais de creme de leite e de queijo cremoso. São deliciosos e fáceis de preparar.

Pão para a tábua de frios

O pão é um ingrediente fundamental, tanto o clássico pão francês como os novos pães com nozes, queijo parmesão, sésamo e baguetes. O ideal para as tábuas de frios é o pão chamado focaccia, porém é possível substituir por um pão com bom miolo e casca. E não, o pão de de leite não combina com a tábua de frios (na medida do possível, claro). Também existem pessoas que gostam de bolachas secas, principalmente na hora de comer o presunto, portanto não estaria nada mal adicionar algumas bolachas de água e sal com os pães.

Bebidas para a tábua de frios

Por último, falaremos da bebida. A bebida ideal para a tábua de frios é um bom vinho, Cabernet Sauvignon ou Malbec são os que melhor combinam, mas depende muito do gosto de cada um. Também pode escolher a clássica cerveja bem fria, no geral as loiras ficam melhor com os frios. Não bebe álcool? Então os refrigerantes de Cola são ótimos para as tábuas de frios, pelo contraste de sabor com o salgado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma tábua de frios, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer uma tábua de frios