PARTILHAR

Como fazer maionese verde

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 18 outubro 2018
Como fazer maionese verde
Imagem: yazikom.com

A maionese verde é um molho muito gostoso e popular. É, habitualmente, servida em lanchonetes e hamburguerias e pode ser colocada por cima das batatas fritas ou no topo das carnes quentes. Se você já provou essa maionese deve estar salivando só de pensar. Se não provou, não sabe o que está perdendo! Você pode recriar esse preparado em casa e colocar em saladas, sanduíches quentes, cachorros, bifes ou em qualquer coisa que você goste. A receita é simples e super rápida. Deu fome? Aprenda como fazer maionese verde lendo esse artigo do umComo.

Vai precisar de:
  • 2 ovos ou 120 ml de ovo pasteurizado integral
  • 300 ml de óleo (gelado)
  • 1 colher de sopa ou 15 ml de mostarda
  • 10 g de cebolinha
  • 5 g de salsinha
  • 1/4 de dente de alho
  • Sal (a gosto)
  • Pimenta preta moída na hora (a gosto)
  • 50 ml de azeite
Também lhe pode interessar: Como fazer maionese
Passos a seguir:
1

Coloque os ovos ou o ovo pasteurizado no liquidificador e adicione a mostarda. Tempere com sal e pimenta a gosto e adicione o alho. Se prefere não usar ovos, confira essa receita de como fazer maionese sem ovo.

Dica: Se usar ovo em pó, dilua em água de acordo com as instruções e use nas medidas indicadas nesta receita para obter o mesmo resultado.

2

Adicione a cebolinha ao liquidificador e coloque metade da quantidade de salsinha.

Como fazer maionese verde - Passo 2
3

Bata no liquidificador (tampado) por dez segundos até obter um líquido uniforme.

4

Com o liquidificador em potência máxima, vá vertendo o óleo gelado aos poucos. Use a tampa transparente com um furo ou derrame o óleo em fio para não bagunçar a cozinha. O óleo deve escorrer lentamente!

Nota: O óleo mais indicado para este processo é o óleo de girassol. O óleo de soja deixa um gosto a óleo muito forte na maionese e estraga o sabor geral que você procura. O óleo de canola pode ser usado, mas o óleo de girassol é o que combina melhor com essa receita. Para uma receita de maionese menos gordurosa, acesse esse artigo sobre como fazer uma maionese light.

Como fazer maionese verde - Passo 4
Imagem: simplygoodcooking.com
5

Procure ver se a maionese vai mudando de consistência. Quando a textura for a típica de uma maionese normal, destampe o liquidificador.

6

Acrescente o azeite usando o mesmo método do óleo, derramando em fio de forma bem lenta, até ser absorvido e manter a consistência desejada.

Como fazer maionese verde - Passo 6
Imagem: receitasanamaria.net
7

Adicione o que sobrou da salsinha e desligue para que apenas misture a segunda metade, em vez de triturar.

Nota: Nunca tente bater mais que meio litro de maionese no seu liquidificador. O aparelho pode não ter força suficiente e fazer sua maionese desandar.

8

Se a sua maionese verde desandar, não desista! Retire tudo do liquidificador e ponha de lado. Acrescente novamente dois ovos e bata tudo. Derrame a mistura no liquidificador em fio ( como se fosse o óleo). A maionese voltará a engrossar e não perderá os ingredientes usados.

Dica: Se a mistura estiver gelada, as probabilidades de sucesso aumentam.

Bom apetite!

Como fazer maionese verde - Passo 8
Imagem: taringa.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer maionese verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Use sempre óleo gelado na preparação de maionese. Isso vai fazer com que alcance a consistência desejada de forma mais rápida e fácil.
  • Para eliminar o risco de salmonella, prefira o ovo pasteurizado ou ovo em pó.
  • Se usar ovo natural, use algumas gotas de vinagre ou limão na maionese. Tenha atenção para não deixar um gosto ácido no preparado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer maionese verde
Imagem: yazikom.com
Imagem: simplygoodcooking.com
Imagem: receitasanamaria.net
Imagem: taringa.net
1 de 5
Como fazer maionese verde

Voltar ao topo da página ↑