Alimentos congelados

Como descongelar corretamente os produtos congelados

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como descongelar corretamente os produtos congelados

A utilização de produtos congelados resolve inúmeros problemas para a dona-de-casa, já que são econômicos, encontram-se em todas as épocas do ano, quando não se entregam produtos naturais, e podem ser adquiridos a qualquer hora do dia, sem ter que depender do mercado, já que nos supermercados e demais estabelecimentos de alimentação encontram-se em abundância e variedade. Admitem quase todas as receitas culinárias dos alimentos frescos e sua preparação é sumamente simples. A seguir, em umComo.com.br explicamos para você como descongelar corretamente os produtos congelados.

Também lhe pode interessar: Pode congelar salmão defumado?
Passos a seguir:
1

Ao adquirir os produtos deve-se ter em conta seu perfeito estado de conservação, sua perfeita embalagem. Em nenhuma hipótese devem ter tido contato com o ar, nem ter sido descongelados anteriormente.

2

Deve-se ter em conta que qualquer produto congelado, seja em bloco ou embalado, pode ser conservado no congelador por muitos dias, mas nunca, e isto é importantíssimo, pode ser congelado novamente após ter sido descongelado, pois seria a completa ruína do alimento.

3

As verduras, legumes e hortaliças vêm apresentadas em estado congelado e protegidas em sacos que devem estar hermeticamente fechados. Uma vez extraído o bloco congelado, mergulham-se em abundante quantidade de água fervendo com um pouco de sal. Quando ferver, deixa-se por aproximadamente oito minutos, à exceção do espinafre, que bastará com dois minutos. Uma vez decorrido este tempo, retira-se do fogo, escorre-se a verdura e deste modo fica completamente pronta para ser utilizada e servida, bem temperada ou bem condimentada de acordo com o que a receita indicar.

Como descongelar corretamente os produtos congelados - Passo 3
Imagem: taringa.net
4

Para o descongelamento do peixe e do marisco, pode ser tirado do congelador no dia anterior, envolvido em um pano e com papel de alumínio, mas se não for assim, pode ser posto em um recipiente fundo com água fresca e salgada. Finalmente, escorre-se e seca-se com um pano.

5

Para descongelar as carnes congeladas, se os pedaços forem muito pequenos, podem ser cozidos diretamente. Caso contrário, é possível descongelá-los à temperatura ambiente, ou colocá-los primeiro na geladeira (é o mais higiênico), o que requer um tempo maior.

6

E pode-se usar o micro-ondas para descongelar peças finas e pequenas de maneira a evitar zonas cozidas perante a outras ainda congeladas. Cozinhar a fundo garantindo uma temperatura interna de 70ºC é recomendável em todos os casos. Uma vez descongelado, o alimento cru deve ser cozido totalmente, o que garante que o calor (pelo menos 70ºC) chegue ao centro do produto o mais rapidamente possível. Se se trata de uma elaboração já cozida, deve ser esquentada a fundo garantindo esta temperatura em toda a preparação e ser consumida o quanto antes. Se não for consumida, as sobras não devem ser reutilizadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar corretamente os produtos congelados, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • O ponto de congelamento de cada alimento é diferente, já que a água dos mesmos não é água pura, mas com sais minerais, açúcares e proteínas suspensas em um líquido, pelo que as temperaturas de congelamento variam dependendo da composição do alimento.
  • Tanto o congelamento, como o transporte e o descongelamento devem ser realizados de maneira correta para garantir que todas as propriedades nutritivas do alimento fiquem intactas.
  • Não é adequado descongelar os alimentos diretamente debaixo do jato d'água, já que esta levará consigo alguns nutrientes.
  • Nunca deve ser recongelado um alimento descongelado total ou parcialmente. O único caso em que se pode voltar a congelar é quando foi previamente cozido com calor intenso, já que este processo reduz drasticamente o número de microrganismos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: taringa.net
1 de 2
Como descongelar corretamente os produtos congelados