Brócolis

Como congelar brócolis

Como congelar brócolis
Imagem: agenciadenoticias.unal.edu.co

Os brócolis são uma hortaliça deliciosa e altamente nutritiva que está cheia de benefícios para nossa saúde. Incluí-los em nossa dieta é uma excelente forma de consumir fibra e antioxidantes, necessários para manter nosso corpo em bom estado. E claro que a maneira ideal de ingeri-los é fresco, mas muitas vezes nos vemos na necessidade de congelar uma porção para usar em outra ocasião; nesses casos é importante fazê-lo de forma adequada para preservar todas as suas vitaminas e seu frescor. Em umComo.com.br explicamos-lhe como congelar brócolis facilmente.

Também lhe pode interessar: Como saber se os brócolis estão estragados

Passos a seguir:

1

O primeiro a fazer antes de congelar brócolis é limpá-los adequadamente para sua preservação. O mais recomendável é retirar todas as folhas externas que não costumam ser consumidas, e colocar os brócolis em um recipiente com água fria e abundante sal durante alguns minutos.

Este processo de limpeza permitirá eliminar a terra e qualquer inseto que se encontre na hortaliça.

2

Depois você deverá separar as flores dos brócolis do tamanho que desejar. Se for necessário, utilize uma faca para o processo.

3

Antes de congelar os brócolis é importante dar-lhes uma ligeira cocção, para isso você pode optar por fervê-los ou fazer ao vapor.

Ferva água e uma vez que tiver atingido o ponto de ebulição, acrescente os brócolis e deixe ferver por apenas 3 minutos. É importantíssimo respeitar este tempo para preservar ao máximo todas as vitaminas desta verdura. Retire do fogo e esfrie com muita água. Se planejar fazer ao vapor o tempo de cocção deve ser de 5 minutos.

4

Uma vez que seus brócolis tiverem esfriado você poderá congelá-los. Para isso você pode usar um recipiente com tampa hermética ou um saco de congelamento que ajude você a preservar o correto estado do alimento.

Quando desejar consumir os brócolis congelados não será necessário descongelá-los previamente, você poderá cozinhá-los diretamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar brócolis, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Aparecida
Eu não consegui cozinhar o brócolis em cinco minutos . No que eu errei?
Imagem: agenciadenoticias.unal.edu.co
Como congelar brócolis