Comer frutas

Como abrir um coco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como abrir um coco

O coco é uma fruta deliciosa protegida por uma casca bastante dura que pode chegar a nos impedir de desfrutar de sua parte mais interessante, a polpa. Mas com um pouco de habilidade e paciência não haverá casca suficientemente dura para o impedir de aproveitar este alimento rico em fibras e minerais. Neste artigo de umComo.com.br explicamos como abrir um coco.

Também lhe pode interessar: Como cortar um limão para decorar

Passos a seguir:

1

Primeiro temos de reunir as ferramentas necessárias para o abrir. A melhor combinação é uma chave de fenda ou objeto perfurante (prego grande), um martelo, uma faca e um recipiente para guardar o suco do interior. Lembre-se que nos referimos sempre a um coco de casca marrom, que são os realmente duros por fora.

2

Observando o coco atentamente, veremos que em sua parte inferior tem 3 concavidades. Podemos fincar a ponta do prego na maior cavidade mediante uma leve martelada, ou usar um furador para furar a casca. Depois depositaremos o suco do interior do coco em um recipiente para bebê-lo, já que é uma fonte de substâncias benéficas para nosso organismo.

3

Uma vez extraído o suco, procederemos à abertura do coco. Para isso há diversas técnicas. Uma delas consiste em pegar o coco com uma mão em cada extremidade, aproximar-se de uma borda ou um degrau e dar-lhe um golpe seco ao meio para que quebre em 2 partes mais ou menos iguais. Se não confiarmos em nossa precisão, antes de dar o golpe podemos cobrir o coco com um pano.

4

Outra boa forma é que após ter feito o buraco para retirar a água, colocamos o coco no chão, na sua parte maior. Localizamos em sua casca a parte de união de suas metades. Fazemos com que a faca coincida com essa linha e damos um suave toque na parte superior da faca com o martelo. O coco ficará quase rachado ao meio, e se quisermos, podemos introduzir a faca nessa parte rachada que terá se formado e cortá-lo facilmente. Esta forma requer cuidado e habilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir um coco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Se usarmos uma faca para o abrir, temos de ter as devidas precauções para não nos machucar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como abrir um coco