Outras Técnicas para cozinhar

13 truques culinários para facilitar sua vida

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 8 fevereiro 2017
13 truques culinários para facilitar sua vida

A vida na cozinha não é tão fácil como as pessoas pensam, basta olhar para os "chefs" dos melhores restaurantes que têm de controlar além das pessoas, o inventário dos alimentos, o modo e tempo de preparação, o empratamento entre outros. Em nossa casa não é preciso tanto alarido mas existem alguns truques que podem poupar imenso tempo e trabalho quando confeccionamos a nossa comida. No umComo reunimos alguns desses truques para que o ato de cozinhar e conservar alimentos não se torne uma tarefa demasiado árdua, por isso aqui ficam 13 truques culinários para facilitar a sua vida.

Também lhe pode interessar: Como usar papel manteiga

Índice

  1. Fatias de pão para um bolo fofo
  2. Pão conservado por mais tempo
  3. Mais suco de limão
  4. Limão para o peixe
  5. Ovos por mais tempo
  6. Ovo podre ou fresco
  7. Banana por mais tempo
  8. Manteiga congelada pronta a comer
  9. Aromatizando por mais tempo
  10. Descascando alho
  11. Aproveitando mel cristalizado
  12. Limão com sabor a gelo
  13. Cortando batata feito maçã
Ver mais >>

Fatias de pão para um bolo fofo

Muitas vezes o que acontece é que compramos um bolo, cortamos uma outra fatia e o resto fica ali pronto a ser devorado no resto dos dias, o problema é que a parte cortada exposta ao ar acaba por ficar seca e dura. Para evitar isso basta colocar fatias de pão tapando a parte exposta e segurar com palitos. Dessa maneira o pão acaba por proteger o bolo, ficando ele seco e duro.

Pão conservado por mais tempo

Já que falamos de pão e de conservar, existe uma forma bem simples de fazer o pão durar mais tempo. Primeiro deve comprar o pão melhor cozido, em seguida guarde-o dentro de um saco de pano leve e arejado em local seco. Para ajudar a conservar pode colocar dentro do saco um talo de aipo, ou então uma batata com casca bem lavada mas crua. Se quiser saber mais sobre como conservar o pão entre no nosso artigo e descubra.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Pão conservado por mais tempo

Mais suco de limão

Uma forma de conseguir que um limão dê mais suco é colocá-lo num recipiente com água quente durante 15 minutos. Quando o for espremer a seguir terá muito mais suco, sensivelmente o dobro. Uma outra forma é aquecê-lo durante 1 minuto, minuto e meio no micro-ondas pra que ele dê mais suco.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Mais suco de limão

Limão para o peixe

Esse truque é para evitar que o peixe fique grudado no grelhador. Em vez de colocar diretamente o peixe, use umas rodelas de limão para ficar entre o grelhador e o peixe. Dessa forma a posta de peixe vai cozinhar com um leve aroma a limão (delicioso) e não vai grudar, ficando inteirinha e sem aqueles pedaços queimados. Se sobrar peixe tem alguns truques de como conservar o peixe neste artigo do umComo.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Limão para o peixe

Ovos por mais tempo

Provavelmente é daqueles que compra muitos ovos de uma vez, porque a família é grande e o consumo é elevado. No entanto existe sempre aquele risco do ovo estragar com o tempo, acumulando gases. Basta untar eles com óleo vegetal e colocar na geladeira. Dessa maneira eles vão durar mais umas semanas.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Ovos por mais tempo

Ovo podre ou fresco

Todos nós sabemos que ovo podre cheira mal, no entanto há uma forma bem fácil de evitar abrir o ovo e sentir esse fedor. Pegue um recipiente com água, e coloque suavemente o ovo nele. Se afundar é porque o ovo está bom para comer, se pelo contrário ele flutuar então o melhor mesmo é lixo com ele. O melhor será não arriscar porque geralmente ovo antigo/podre provoca intoxicação alimentar e aí nunca se sabe qual a extensão do problema.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Ovo podre ou fresco

Banana por mais tempo

Esse truque é bem simples e uma particularidade incrível. As bananas duram mais tempo sem escurecer e basta utilizar um simples pedaço de película transparente e envolver o talo das bananas. Para saber mais como fazer basta ir nesse artigo de como conservar as bananas por mais tempo.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Banana por mais tempo

Manteiga congelada pronta a comer

A manteiga ficou na geladeira durante uns dias e agora está demasiado dura para barrar no pão. Não tem problema nenhum. Basta esquentar um copo e colocar por cima da manteiga. O calor do copo vai fazer a manteiga derreter o suficiente para podermos barrar.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Manteiga congelada pronta a comer

Aromatizando por mais tempo

Estamos falando daquelas ervas aromáticas como o manjericão, a salsinha entre outras. E existe uma maneira bem fácil de as conservar por mais tempo e assim podermos aromatizar os nossos pratos. Colocamos elas dentro de um saco de plástico dentro da geladeira. Estaremos protegendo as ervas de ataques externos, e as suas propriedades próprias irão conservar por mais tempo a planta.

Descascando alho

Um procedimento rápido para descascar o alho. Coloque dentro de um frasco de vidro, feche-o e agite bem forte durante vários segundos. O alho ficará sem casca e praticamente pronto a ser cortado. Se não quiser usar todo de uma vez pode ler esse artigo de como conservar alhos por mais tempo.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Descascando alho

Aproveitando mel cristalizado

O mel é provavelmente dos produtos alimentares com maior durabilidade, até já foi encontrado num túmulo egípcio e se acredita que ainda estava bom para comer. No entanto nós preferimos comer ele bem "meloso", só que por vezes acondicionamos ele mal e acaba cristalizado. Não tem problema, coloca o frasco em banho-maria, e ele ficará como novo, sem perder nada.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Aproveitando mel cristalizado

Limão com sabor a gelo

É uma brincadeira mesmo, mas a verdade é que se for como eu que adoro uma boa Coca-Cola com gelo e limão esse truque vai ser bem bacana de fazer. Basta arranjar daqueles moldes de gelo grandes o suficiente para caber uma rodela de limão e a água para fazer o gelo. Coloca no "freezer" e pronto passado umas horas tem gelo e limão tudo junto.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Limão com sabor a gelo

Cortando batata feito maçã

Esse é daqueles que além de simples é bem divertido. Se por acaso tem em casa daqueles cortadores de maçãs que é só empurrar pra baixo e cortar a maçã quase em palitos perfeitos, então porque não fazer o mesmo com a batata? De uma assentada tem a batata cortada e pronta a colocar na fritadeira, não esquecer de tirar a casca antes.

13 truques culinários para facilitar sua vida - Cortando batata feito maçã

Se pretende ler mais artigos parecidos a 13 truques culinários para facilitar sua vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
13 truques culinários para facilitar sua vida